Menu Principal

Quando se é muito jovem, não se pensa nisto!

0

Mas, quando a realidade bate à porta, nada como um seguro social... 
As mais recentes informações sobre o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é que estarão disponíveis à população nas 1.110 agências em funcionamento no País, é a Carta de Serviços ao Cidadão, lançada hoje, e que se constitui em um documento com dados sobre os serviços prestados pelo órgão, as condições e prazos para atendimento. A Carta é um documento que deverá ser obrigatório nos órgãos de governo federal que prestam atendimento ao público. 
Autarquia vinculado ao Ministério da Previdência Social, o INSS tem por finalidade a proteção previdenciária do trabalhador e sua família, a partir do reconhecimento do direito ao recebimento de benefícios.

O seguro social é concedido por meio de aposentadorias (especial, idade, invalidez, tempo de contribuição), auxílios (acidente, doença, reclusão), pensão por morte, salário-família, salário-maternidade, e assistência social.Toda pessoa, que a partir de 16 anos de idade, que contribua mensalmente com a Previdência, é chamada de segurado e terá direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS.

Os principais pontos da Carta, entre outros são:
 -Que o prazo médio para conclusão dos requerimentos iniciais de benefícios previdenciários urbanos está fixado em até 30 dias, desde que as informações sobre o histórico do trabalho estejam comprovadas. Neste caso, o benefício será concedido no ato do atendimento feito na agência.
-Que o atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, em um período de 10 horas, ininterruptamente, com exceção de algumas unidades devido a peculiaridades locais.
-Manutenção do atendimento em horário previamente marcado, obedecidos os prazos previstos para cada serviço que é oferecido pelo INSS.
-Garantia que municípios com mais de 20 mil de habitantes sejam contemplados com, no mínimo, uma unidade de atendimento da Previdência Social.
-Garantia de que não haverá atraso nos pagamentos dos benefícios.

É isso. Quando se é muito jovem, teem-se a impressão de que estas coisas são bobagens...Mas sugiro que o tema seja levado mais a sério.
Diz o dito popular: "O futuro a Deus pertence". No caso do seguro previdenciário, a única garantia de assegurar o futuro, é a contribuição mensal.
Para saber mais, 
acessehttp://blogdabethmuniz.blogspot.com/2009/10/o-seguro-social-e-paraiso.html

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar