Menu Principal

Mas afinal o que é, e qual a diferença entre...

1
As vezes nos deparamos com palavras que aparentemente parecem dizer as mesmas coisas. Entretanto, um olhar mais atento e contextualizado, podemos observar que conceitualmente os significados são bem diferentes. Estas palavrinhas podem fazer muita diferença na forma como vemos o mundo e sua diversidade. Por isto, é  importante deixa-las bem vivas na memória.
Mas, o que é mesmo...
Gênero é um conjunto de fatores sociais e culturais. Pode-se dizer que os seres humanos nascem machos ou fêmeas, e aprendem com os grupos sociais com os quais convivem, a tornarem-se meninos e meninas. 
Eqüidade de gênero – se refere a diversas formas de desigualdade e exclusão que afetam os grupos humanos na sociedade, baseadas tanto no sexo, condições sócio-econômicas, raça, etnia, nacionalidade, opções políticas, sexuais e religiosas, entre outras. Então, há que se entender a história de vida de cada um, que é bem singular.
Diversidade – é o reconhecimento das diversas formas de ser e as suas  constituições, sejam elas culturais, políticas, raciais, de gênero ou sociais. 
Igualdade – é estar em condições iguais em relação aos parâmetros de bem-estar social, considerados aceitáveis pelos organismos internacionais. 
Raça - conjunto dos ascendentes e descendentes duma família, tribo ou povo, com origens comuns.
Etnia - População ou grupo social que apresenta homogeneidade cultural, compartilhando história e origem comuns.
A apropriação destas informações é importante  para que saibamos como lidar com estas situações, e podermos nos orientar, contribuindo assim para a construção de um mundo melhor e com menos desigualdades.
As diferenças e as diversidades são legais em todos os sentidos.
Faz bem a democracia e a alma.

1 Comentário:

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar