Menu Principal

A nossa Cracolândia é uma sopa cheia de letrinhas

5
CONIC, SCS, SCN, SRTVS, SRTVN, SDS, SDN, SBN e SBS
O que significam mesmo estas letrinhas?
Para quem não sabe, as letrinhas acima significam nomes de setores que fazer parte da área central da cidade. São setores bancários, comerciais, de diversão, de rádio e tv e assim por diante. É onde pulsa o coração de Brasília. Pulsa literalmente, a partir do coração do povo. Sim, porque em Brasília também existe povo.
São lugares por onde transita a população que vem do Entorno (Goiás, Minas e Bahia) trabalhar no centro da capital. Mas, já há alguns anos, está pulsando em Brasília uma outra realidade.
Drogas e prostituição
Neste domingo um grande jornal da Capital Federal divulgou o mapeamento dos lugares de risco, venda e consumo de drogas. Além é claro, do perfil dos consumidores. A droga é consumida por pessoas de todos os tipos e as classes sociais. Da classe média alta a moradores de rua. Sim, porque em Brasília também há moradores de rua.
É bom deixar claro que esta não é a primeira vez que este mapeamento é feito pelo mesmo jornal. Só que o mapa está se expandindo...pudera.
Omissão das autoridades
O que mais impressiona é o fato desta situação estar visível a olho nu há muitos anos e as autoridades locais, mesmo alertadas pela mídia e organizações sociais,  não tomarem  providências no sentido de coibir a venda de drogas e prenderem os responsáveis pelo tráfico e distribuição no DF. Quando questionadas, as autoridades apenas alegam que não há efetivo suficiente para o combate à repressão, que drogas existem em todo lugar, e que Brasília não é diferente das outras cidades. Não é mais deveria
Quem paga a conta são os brasileiros
Ainda para quem não sabe, a folha de pagamento da polícia civil e militar do Distrito Federal é paga  com dinheiro dos cofres da União, conforme dispositivo constitucional. E mais, embora a Constituição preveja apenas o repasse para a área da “segurança”, a União historicamente repassa recursos também para áreas da saúde e educação. E é ai que reside à diferença!
Ou seja, todos os brasileiros, no país inteiro, pagam com os seus impostos, os salários destas três áreas, enquanto os governantes locais saqueiam os cofres públicos sem nenhum remorso
Talvez por isto é que nós estejamos tão indignados com o que está acontecendo por aqui.
Então...
Nos preocupa a simples possibilidade de só tomarem alguma providência no dia em que também tivermos a nossa Cracolândia.
E aí, infelizmente, definitivamente nos tornaremos igual às outras capitais. Só que pelo pior caminho e pior exemplo a ser seguido na área de combate ao tráfego de drogas. 
E então, finalmente seremos: Brasília a Capital do Futuro das Drogas, ao invés de Capital da Esperança.

5 comentários:

Oi,
Beth,
amiga, parabéns pelo post. Infelizmente esse é o retrato de dezenas de capitais brasileiras e se as autoridades não se unirem no sentido cuidarem dessa doença social as drogras vão acabar com todos nós...
Beijão no seu coração e fica com Deus

Olá Lurdinha,
Pois é. Eu também me pergunto isto e não encontro resposta.
Valeu pelo comentário.
Grande abraço.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar