Menu Principal

PRETROBRAX dos Tucanos ou a PETROBRAS dos brasileiros?

5
Seria com X ou com S?
A origem 
No segundo governo do FHC (se não estou enganada) os tucanos com desculpa de tornar a Petrobrás uma empresa de referência internacional, criaram uma nova marca para a empresa e passaram a chamá-la de Petrobrax, com “x”.
O primeiro objetivo
A privatização da maior empresa brasileira de referência mundial no setor.
A desculpa
Para cumprir parte dos acordos assinados com o FMI, seria necessário trocar o nome da empresa – orgulho e patrimônio nacional, tornando-a essa marca de “Brasil”, negativa para eles, e “fazer” da Petrobrás “empresa global”.
A primeira derrota
Não conseguiram. Seu ímpeto entreguista durou menos de 24 horas. E diante do clamor nacional, se deram conta que naquele momento tinham avaliado mal os sentimentos do povo brasileiro, e que haviam ido longe demais no seu ardor privatizante e entreguista.
Tiveram que recuar, mas nunca abandonaram seu projeto, tanto assim que venderam 1/3 das ações da Petrobras na Bolsa de Valores de Nova York, como primeiro passo para a privatização.
Na eleição seguinte foram derratados. Lula teve o apoio de 80% da população e a rejeição de apenas 5%, e a trupe de FHC teve o apoio de apenas 18%, mesmo contanto com o apoio total,da totalidade da grande mídia.
Viram, com frustração, a Petrobras se transformar na maior empresa brasileira e em uma das maiores do mundo, conseguir a auto suficiência em petróleo para o Brasil. Mas não se conformaram.
A conclusão
É obvio que a Petrobrás não deve ser uma caixa preta sem nenhum controle externo. Devem ser apuradas todas as irregularides que houverem. Para isto existem os órgãos de controle como o Ministério Público Federal , a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União - TCU.
Tentaram até uma CPI. Mas, qual empresa seria investigada: Petrobrás ou sobre Petrobrax?
Isto eles nunca explicaram! Deveriam.
Agora, mais uma herança deixada pelo governo Tucano.
Uma dívida de R$ 860 milhões, por conta da má administração dos Tucanos e de FHC. É este o valor que a Petrobras terá de pagar ao Estado do Rio de Janeiro.
O débito resulta do não recolhimento do ICMS pela importação da plataforma de produção P-36 que afundou em março de 2001. 
Seria porque o governador do Rio de Janeiro à época era aliado do PSDB e PFL (hoje DEM).
Ou, seria incapacidade administrativa mesmo?
Não. Nenhuma das duas perguntas. 
É a concepção de que o Brasil para ser competitivo no mercado internacional, deve abrir mão do seu patrimônio. Mesmo que este seja a Petrobrás, com "s".
Respondendo à pergunta: venceu a Petrobrás dos brasileiros.
Ainda bem.

5 comentários:

Não concordo.
A petrobras (sem acento, por acordo com a Academia Brasileira e Portuguesa de Letras) tentou sim trocar o S pelo X, numa tentativa de internacionalizar a empresa. Correto. Mas nada teve a ver com o governo e tampouco teve apoio da mídia. Que "bateu forte" no governo federal pelos 700 milhões gastos na investida.
Foi uma manobra da administração interna da Petrobras, sem nenhuma trativa prévia com o governo ou acionistas minoritários.
Tanto o é, que a cúpula da Petrobras, à época, foi trocada.

Um forte abraço!

Que bom que venceu a Petrobrás dos brasileiros. Abrir mão do clima e cultura organizacional, mudar nome para se tornar "internacional", conversa pra boi dormir, como diz o ditado. Concorrência, competição de mercado se vence com competêcnia e o famoso CHA : Conhecimento, Habilidade e Atitude, principalmente atitude. Aliás esse CHA é recomendado sempre, sem contra indicações!!!
Parabéns pelo post.
Abraço.

Oi,
Beth,
gostei muito desse post. Ainda bem que vencemos e a Petrobrás ainda é nossa..só não sei até quando?? Sou filha, sobrinha e irmã de Petroleiros e por muito tempo sobrevivi com uma mesada da "Petros", eu cresci ouvindo pô seu pai era Petroleiro? E por tudo que a Petrobrás representa par mim, e para milhares de brasileiros eu não gostaria nada, nada de vê-la privatizada..Parabéns pelo post vou indicar... Beijão no seu coração e fica com Deus

Viva a Petrobrás com (S) de BRASILEIRO!!!! Declaro que estou com um MEDO muito grande do Serra ganhar a presidência. Pois os tucanos privatizaram a Vale do Rio Doce, ou seja, foi no governo do FHC que o acordo foi assinado. Tenho medo do Serra, caso ganhe, entregar a Petrobras para os estrangeiros e ainda mais, o PRÉ-SAL. Pois o Jornal A Folha, já está fazendo lobby para que o pré-sal seja dos estrangeiros. Ela publicou que a Shel já está perfurando petróleo do Pré-Sal e retirando o petróleo e teve um comentário no blog deles que 1/3 do Pré-Sal será enviado para os Americanos. Agora imagina se o Serra Ganhar, o que vai acontecer?

Evoluimos sim...
Fico feliz pelos comentários de vocês.
Significa que a esperançã deste país continuar sendo de todos os brasileiros, continua.
Um Brasil co "S".
Grande beijo.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar