Menu Principal

Navegar é preciso...

10
Rio Amazonas: fonte de vida e direitos
Eu sempre tive vontade de fazer uma viagem à Manaus, e navegar pelo rio Amazonas.
Esta vontade voltou mais forte hoje, quando vi a imagem de um barco deslizando pelas águas do rio. Não é um barco qualquer. Muito menos um barco de viagens turísticas.
É o PREVBarcos, uma unidade flutuante do Ministério da Previdência Social (MPS), que fará várias viagens neste mês de junho, prestando atendimento à população de localidades onde não existem agências fixas do INSS, e o acesso só é possível por meio da navegação fluvial. A previsão do MPS é que sejam realizados, até setembro, quase cinco mil atendimentos.
O público alvo e prioritário são as comunidades rurais, ribeirinhas, extrativistas, aldeias indígenas e quilombolas da região Norte. Atualmente, estão em operação quatro unidades flutuantes. Duas estão no Pará (Santarém), que atende às localidades de difícil acesso do oeste do estado, e o navio sediado em Belém, que presta serviços ao arquipélago de Marajó. Outra unidade fica em Rondônia, beneficiando as comunidades dos vales dos rios Guaporé e Mamoré. Também há uma unidade em operação Manaus, que percorre as calhas dos rios do Alto e Médio Solimões, Japurá, Juruá, Purus e Madeira.
Essas unidades flutuantes prestam todos os serviços disponíveis em uma Agência da Previdência Social fixa. Os navios são dotados de equipamentos de alta tecnologia, possibilitando o acesso aos dados do segurado e aos sistemas de concessão de benefícios, disponíveis na internet. No ano passado, foram realizados mais de 30 mil atendimentos. Só este ano, já são mais de 150 mil atendimentos.
Para nós que vivemos em grandes centros urbanos, talvez isto não tenha muita importância.
Mas para esssas populações serem atendidas no que há de mais básico em termos de direitos sociais, navegar é preciso...

10 comentários:

Isso, para a população que tem tudo a beira de casa, tem bons transportes, boas condições de beneficiar de todas as regalias que o mercado nos oferece, isso pode parecer pouco, mas para eles, significará muito....

Beijos

Muito bacana!!
E isso acontece sempre ou somente às vésperas de eleições? Espero que seja uma navegação sem encalhes.
Abraços

Saudações!
Amiga, faço questão de parabenizá-la por tão importante registro. Sem dúvidas, os prevbarcos, prestam um serviço de grande relevância social, e com certeza, os ribeirinhos que conseguem uma consulta fazem a festa, porque a sua grande maioria, não dispõem de recursos para sair da zona rural, e esses barcos, geralmente ficam fundeados nas sedes dos municípios, mas, é melhor que nada!
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON

Sensacional sua matéria amiga de muita relevância, pois eles tem mesmo que navegar, contribuindo para que a população venha desfrutar das bonécias por eles oferecida.
Abraços forte

Oi,
Beth,
amiga, adorei o post e confesso que esse é um sonho de consumo. Também adoraria fazer essa viagem...
Beijão no seu coração e brigadão por compartilhar..Bom final de semana e fica com Deus

Olá meu querido Lison,
Belo comentário o seu. Fico feliz de vê-lo por aqui.
Espero que realmente naveguem e atendam às necessidades da população, que muito precisa.
Afinal, é um direito delas.
Um forte abraço.

Olá Psiquismo,
Não sei responder a pergunta que me faz. Até porque não pensei nisto quando escrevi o post.
Mas, independentemente do momento eleitoral, é um direito dessa população ser atendida pelo INSS.
Se outros governos não o fizeram, na minha opinião, é porque o mapa do Brasil que eles exergavam era só sudeste e sul. No governo atual, o Brasil é um pais de todos.
Obrigada pelo comentário e um grande abraço.

É sempre bom ver noticias de apoio a pessoas necessitadas,
Imagino que para essa gente carente só ver um barco desse porte navegando pelas águas as vezes esquecidas, já funciona como um analgésico aliviando um pouco a dor em meio a tantas dificuldades.
Estamos em tempos de eleições é verdade, às vezes só nesse tempo que sabemos dessas noticias, mas isso não vem ao caso, o que importa é que existem pessoas que estão tendo a oportunidade de receber um pouco de ajuda, uma luz um amparo e devemos apegarmos as coisas boas. Porque dá pra encontrar defeito em qualquer canto que observarmos, sobretudo se olharmos para dentro de nós.
Parabens pelo post
grande abraço

Olá Prícipe,
Não acho que sejam benécias, mas um direito, deles, e uma obrigação que o poder público deve ter, de prestar esse tipo de serviços para todos, independente de onde estejam.
Fico feliz por seu comentário.
Abraços forte

Josy querida,
Você já faz essa viagem, pelo menos no aspecto social.
Quanto à outra, continuaremos sonhando...rsrsrsrs
fazer essa viagem...
Beijão.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar