Menu Principal

Este post pode valer muitos votos

3
Inclusive o seu!
Agora que a campanha começou oficialmente, temos que prestar muita atenção nas propagandas partidárias proporcionais e majoritárias que serão veiculadas, analisar atentamente as proposições apresentadas, mas, sobretudo, não podemos nos esquecer dos documentos necessários para cravar o voto na urna.
Nas eleições de outubro, você terá que apresentar, obrigatoriamente, o título de eleitor e um documento oficial com foto. 
Serão aceitos: a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
A exigência é uma das novidades da eleição deste ano. Está prevista na Lei 12034/09. A norma acrescentou o artigo 91-A, à lei 9504/97, conhecida como Lei Eleitoral, que passou a vigorar com a seguinte exigência: "(...) no momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia".
Para tornar mais seguro o processo de votação, foi acrescentado um artigo que cria a obrigatoriedade de documento. Em seu parágrafo único, veda ao eleitor o porte "de aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação".
Serão aceitos os seguintes documentos:
Carteira de identidade;
Identidade funcional;
Carteira de Trabalho com foto;
Carteira de Habilitação com foto;
Certificado de Reservista.
Não serão válidos
Certidão de casamento;
Certidão de Nascimento.
Agora, é só procurar os documentos nas gavetas, deixá-los em local visível e cravar o voto no dia da eleição.
Ah!, não se esqueçam de repassar estas informações para os amigos, parentes, aderentes...

3 comentários:

Oi,
Amiga,
Beth,
post informativo. Bem legal, amiga.
Bem que o poder púlico já poderia ter bolado o documento único né? Assim como a CNH em alguns casos substitui a CI seria interessante ter um documento com foto e chip de segurança que reunisse todas as informações do cidadão título, PIS, CPF enfim tudo junto e misturado..pouparia-nos tantos transtornos e esquecimentos..Bjos no coração e fica com Deus

Grande Beth, cidadã consciente, isso mesmo temos de divulgar .... o post ja tem meu voto e comentário ....rsrsr

Olá vizinha, como vai? Tô respondendo seu recado no dhITT por aqui, rs. Obrigada pela visita e, parabéns por seu blog. Qto ao tema eleições, concordo que todos devemos prestar atenção e escolher bem, embora, eu ande desiludida com a política de forma geral, risos...
Ah, parabéns e boa sorte no prêmio Top Blog

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar