Menu Principal

Começou a temporada de caça aos caça Tartarugas

2
Voltando para casa
Foi iniciada no último dia 05 em Belém do Pará, a operação denominada Tabuleiro do Embaubal que tem por objetivo proteger o período de desova das tartarugas (Podocnemis expansa), que acontece entre os meses de agosto a janeiro, nos bancos de areia ribeirinhos localizados entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, no oeste do Pará.
O saldo do trabalho realizado no primeiro dia de fiscalização foi à apreensão de 28 telas (linhas com anzóis modificados para fisgar o quelônio), sete tapuãs (espécie de zagaia que flecha o casco e captura a tartaruga por uma corda), e uma rede de pesca com medida inferior a permitida e 18 tartarugas ainda vivas.
Para os infratores pegos em flagrante, seis ao todo, foi aplicada uma multa de R$ 90 mil. Além da multa, tiveram que devolver os animais ao seu habitat.
Durante a operação serão utilizadas lanchas Macuco I (uma das mais velozes), e vão ser monitorados os cerca de 315 Km2 de bancos de areia onde as tartarugas desovam, conhecidos por tabuleiros do Embaubal.
O IBAMA quer impedir a continuidade da prática da predação das tartarugas, motivada pelo consumo ilegal da carne e ovos do animal, visto que há denúncias de aumento do tráfico para o mercado de Manaus. O meio de transporte mais utilizado para a prática do crime são as balsas boiadeiras, que saem do Pará carregadas com até 400 tartarugas de uma única vez.
Só há uma única possibilidade para que a pesca seja permitida, e desde que comprovada à necessidade: a pessoa não ter nenhuma alternativa de alimentação, o que não era o caso.
O meio ambiente agradece. 
As Tartarugas e nós também.
Foto: IBAMA - pescador autuado.

2 comentários:

Oieeee! Nossa te acheeeeei ..lá na sua fotinho no blog, não da pra te achar por que nao o link do seu blog, ai te achei aqui com o link no twitter ...ieeee rs !!!

E quanto as tartarugas, um dia eu ainda vou entender pq tudo que é nosso e pro nosso bem, tem que ser protegido a base de leis...essa é uma pergunta que gostaria da resposta....pelo fato de sermos os mais interessados e ao mesmo tempo os mais destruidores !!!
Beijooos

Oi,
Beth,
adorei o termo que usou caça aos caça..muito legal amiga..No final todos vamos agradecer...beijão

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar