Menu Principal

Quantos somos e aonde estamos?

4

Você se lembra da música Encontros e Despedidas, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant?
Só para recordar reproduzo alguns trechos.
“Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir...

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...” 

Agora imagine 185,7 milhões de pessoas indo e vindo ao mesmo tempo em uma estação. É claro que isso não existe, mas com certeza há uma grande quantidade de pessoas se movimentando de um lado para outro. 

Isso mesmo, preliminarmente somos exatamente 185.712.713 habitantes – população quase 10% maior do que a contada no ano 2000, mas menor do que a esperada para este ano (192 milhões). 

Os dados foram divulgados pelo IBGE a partir do Censo 2010, e confirma o estado de São Paulo como o de maior população. Moram lá 39.924.091 pessoas. Em seguida estão Minas Gerais (19.159.260) e o Rio de Janeiro (15.180.636). Roraima e Amapá, os estados menos populosos, têm, respectivamente, 425.398 e 648.553 moradores.

Pelos dados do IBGE podemos concluir que o Brasil não é simplesmente um país, mas um grande continente, com culturas diferente, linguagem diversificada e grande diversidade social. Se por um lado isto é bom, por outro, devemos parar e pensar que Brasil do futuro desejamos construir?

Então, pela nossa extensão territorial e pela impossibilidade de estarmos todos na mesma estação, só nos resta cantar: “Mande notícias do mundo de lá...”. 

4 comentários:

Oi, Beth!

Já somos uma grande nação, creio eu. Agora, só precisamos de políticas afirmativas e inclusivas para levar ao nosso povo o país que queremos: mais justo e menos desigual.
Abraços,
Herval

Gosto muito dessa música ela diz coisas quenem pensamos muito sobre..
gostei dos dados, impressionates...
beijos

Uma vez um amigo de brincadeira disse que falava o português em sete idiomas.Se observarmos bem, cada parte deste grande país, o português brasileiro é dito de várias maneiras diferentes.
Um abraço, também te sigo.

pegando do modelo de curitiba que e o melhor transporte publico do brasil em todos os quesitos...ainda a muito que melhorar nas demais capitais...



otima postagem....!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar