Menu Principal

O ciúme, o rio, a música, a ponte e a promessa

4
O ciúme

   

Sobre a música
Processo criativo que surgiu às margens do Rio São Francisco na divisa de Petrolina/Pe com Juazeiro/Ba, em uma tarde de um lindo pôr de sol (quem conhece sabe que não estou exagerando), quando o compositor que estava voltando de carro para Salvador, parou para descansar em um restaurante que fica às margens do Velho Chico.

Em cima da mesa onde se sentou, tinha um jornal velho com uma manchete que lhe chamou atenção: "Mulher morre esfaqueada na garganta, por ciúme, pelo marido". Mais uma vítima da violência doméstica e das relações de dominação.

Naquele momento o inspirado compositor meio revoltado, meio comovido, criou a música em homenagem àquela jovem que sequer conhecia.

Sobre o autor
Composição de Caetano Veloso, esta belíssima música foi gravada pela Gal Costa, Emílio Santiago  e o próprio Caetano. Eu prefiro a gravação na bela voz da Gal, que você encontra no CD Mina D'água do Meu Canto.

Eu e a música
Depois de conhecer a história, prometi a mim mesma que da próxima vez que fosse de carro para o nordeste, pararia em cima da ponte que liga as duas cidades, ouviria a música com as portas do carro bem abertas e lançaria uma rosa branca no Velho Chico, em homenagem à aquela jovem, que também não conheci. 

Cumpri a minha promessa em janeiro de 1995.

ALGBT lança Manual de comunicação social

2
Manual de Comunicação LGBT
A Associação Brasileira de, Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lançou o "Manual de Comunicação LGBT", que busca esclarecer as dúvidas dos profissionais de comunicação e da sociedade em geral sobre diversidade sexual e identidade de gênero. O manual é voltado para profissionais, estudantes e professores da área de comunicação social

Banana com Farinha

7

Eu fiz 46 pontos
Quanto você acha que fará?
Banana com Farinha é o nome do blog da Josy Nunes, uma baiana arretada. 
O blog da Josy é muito interessante, engraçado, é muito bonito (coitado do meu...).
Esta semana ela publicou um posto sobre um teste real, aplicado atualmente em muitas empresas para ajudá-las a ter uma melhor percepção e relação com seus funcionários e colaboradores contratados, ou a contratar. Achei o teste super interessante e resolvi  publicar aqui no Travessia.
Não vale blefar...
Então, pode começar clicando no link abaixo e depois deixe um comentário para mim sobre o que achou.

O número é...180!

7
Falar da violência contras as mulheres, infelizmente é lugar comum em nosso país e no mundo. Dependendo do lugar, culturas e tradições, esta violência ocorre em maiores ou menores proporções.
No Brasil, a Lei Maria da Penha é inegavelmente é um avanço nesta área. Embora tenha sido fruto de muita dor, sofrimento e lutas de milhares de mulheres, que foram espancadas ou não, como a própria Maria da Penha (que tive o prazer de conhecer) que dá nome à lei, foi sistematicamente violentada enquanto o seu agressor permanecia solto.

A nossa Cracolândia é uma sopa cheia de letrinhas

5
CONIC, SCS, SCN, SRTVS, SRTVN, SDS, SDN, SBN e SBS
O que significam mesmo estas letrinhas?
Para quem não sabe, as letrinhas acima significam nomes de setores que fazer parte da área central da cidade. São setores bancários, comerciais, de diversão, de rádio e tv e assim por diante. É onde pulsa o coração de Brasília. Pulsa literalmente, a partir do coração do povo. Sim, porque em Brasília também existe povo.

O último desejo

4
Contam por aqui. Contam...

O velho padre, durante anos havia trabalhado incansavelmente com o sofrido povo africano. Agora estava de volta ao Brasil, doente e moribundo, já nos últimos suspiros, fez um sinal à enfermeira, que se aproxima.

Sim, Padre?
-Eu queria muito ver dois proeminentes políticos antes de morrer, o Arruda e Paulo Otávio.
Sim Padre, verei o que posso fazer...

A caminho do hospital, Arruda diz a Paulo Otávio:
-Eu não sei porque é que o velho padre quer nos ver, mas certamente isso vai ajudar a melhorar a nossa imagem perante a Igreja e o povo, o que é sempre bom.


-Paulo Otávio concordou. Era uma grande oportunidade para eles e não se esqueceram de antes enviar um comunicado à imprensa, sobre a visita.

Quando chegaram ao quarto, com toda a imprensa presente, o velho padre pegou na mão do Arruda, com sua mão direita, e na mão de PO, com a esquerda.


Houve um grande silêncio e notou-se um ar de pureza e serenidade no semblante do padre.
-PO então disse: Padre, porque é que fomos nós os escolhidos, entre tantas pessoas, para estar ao seu lado, no seu fim de vida?

O Padre lentamente disse: Sempre, em toda a vida, procurei ter como modelo o Nosso Senhor Jesus Cristo.


-Amém, disse Arruda.
-Amém, disse PO.


E o Padre concluiu: Então...como Ele morreu entre dois ladrões, eu quero fazer o mesmo
.

Mas afinal o que é, e qual a diferença entre...

1
As vezes nos deparamos com palavras que aparentemente parecem dizer as mesmas coisas. Entretanto, um olhar mais atento e contextualizado, podemos observar que conceitualmente os significados são bem diferentes. Estas palavrinhas podem fazer muita diferença na forma como vemos o mundo e sua diversidade. Por isto, é  importante deixa-las bem vivas na memória.
Mas, o que é mesmo...

Lula: "Estou pronto para cumprir o que a Justiça determinar".

0
O Governo esta pronto para cumprir o que Justiça determinar sobre o Governo do Distrito Federal
Foi o que afirmou o Presidente Lula ao governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, nesta quinta-feira (18/2) em reunião realizada no gabinete provisório da Presidência da República no Centro Cultural Banco do Brasil -CCBB, em Brasília.

Esqueletos no armário

8
O DEM resolveu tirar seus cadáveres do armário
Tentou enquanto pode. Fez de tudo para demonstrar que a crise do seu mensalação era apenas uma crise localizada em Brasília.
Ciscou pra lá, ciscou pra cá e não teve jeito. Às vezes parecia até pinto no lixo, achando que não iria ser atingido. Lêdo engano...

A economia deve estar a serviço da vida

1
Começa hoje a Campanha da Fraternidade
Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançam hoje a campanha que tem como objetivo geral ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida. Além do objetivo geral, outros cinco objetivos específicos fazem parte da Campanha.
Pela terceira vez a Campanha é realizada de forma ecumênica, a exemplo do que aconteceu em 2000 e 2005. O ato de abertura, em nível nacional, será em Brasília e consta de uma coletiva de imprensa, às 14h, na igreja Luterana, e de uma celebração ecumênica, no Santuário Dom Bosco.
Quem sabe com esta campanha as pessoas passem a valorizar mais a vida, e não o consumo desenfreado.
Se precupem mais com a vida do que com o dinheiro.
Um pequeno passo que faria o mundo ficar bem melhor.

Você sabe o que é Pipira?

5
Pois é, sou meio metida a pesquisadora da MPB (que adoro). Aproveitando a folga do carnaval, resolvi fazer mais um resgate. Achei esta pérola. Pode ter duplo sentido, mas com um humor simplório, que é a marca registrada do compositor. Uma maravilha. Então, descubra o que ele quis realmente dizer.

Hoje é um lindo dia!

5
Acordei feliz, embora tenha ido dormir de madrugada.
Não, eu não estava em alguma festa ou em algum bar, embora adore um bom boteco.
Estava bem enfrente a sede da Polícia Federal acompanhando o desenrolar da prisão do Arruda.
Eu, assim como milhares de pessoas, estamos de alma lavada. Fomos para as ruas, levamos patadas de cavalos, porradas, ocupamos espaços públicos, fizemos passeatas e carreatas. Articulamos as ações com entidades da sociedade civil organizada, etc.

Salve, salve

6






Salve Mandela!
Nelson Mandela, o principal herói da luta contra o apartheid, chegou nesta quinta-feira, dia 10/02 ao Parlamento na Cidade do Cabo para comemorar os 20 anos de sua libertação.
Foi ovacionado ao entrar no plenário.

Quanto mais mexe, mais fede. É eme pra todo lado.

2
A cada dia que passa a coisa fica mais feia para o Arruda.
Entre no link abaixo e veja porque. 
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI121075-15223,00-A+BOLSA+CLAQUE+DE+ARRUDA.html 
Aperta que ele sai.
 

"Ainda é cedo amor..."

4
O mundo é um moinho
Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Em alta velocidade

4
Internet de alta velocidade chega a mais de 43 mil escolas brasileiras
Estudantes de 43.192 escolas brasileiras (66,57%) já garantiram o acesso a  internet de alta velocidade desde o final do ano passado. A informação é da  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministério das Comunicações.
A meta, segundo a ANATEL,  é chegar o final de 2010 com todas as 64.879 instituições públicas de ensino no País com o serviço de banda larga, beneficiando cerca de 37 milhões de estudantes.

Você tem lugar para trabalhar?

2
Os catadores de lixo de Brasília não tinham.
Agora, vão ter.
O Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), para a Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop) quatro terrenos da União localizados no DF, com área total de cerca de 160 mil m².

Ensaio sobre a cegueira. O filme?

0
Pensou que falo sobre o filme?
Não. Falo de mais uma ação de inclusão social.

Os brasileiros com baixa visão ou cegueira vão contar com novo serviço no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde liberou recurso de R$ 1,9 milhão para criar as primeiras cinco unidades de reabilitação visual do País. Serão 75 unidades, distribuídas em todos os estados, até 2011. No total serão investidos R$ 39,1 milhões. Essas unidades terão o papel de acompanhar a pessoa com deficiência visual para que desenvolva habilidades que a auxilie em suas atividades diárias. O acompanhamento especializado também vai permitir a adaptação dos pacientes aos recursos ópticos fornecidos no SUS, como óculos especiais, sistemas telescópicos, lupas, próteses visuais e bengalas.

O grande cara de pau!

0
O governador Arruda é mesmo um cara de pau.
Não satisfeito com as mentiras que conta e as maracutaias que apronta, para se safar do processo de cassação do cargo de governador, arrumou uma testemunha que na hora aga, o deixou na mão.
Entenda...

Canteiros: bela música, triste história

7
O plágio do Poema a Marcha
No domingo passado me deu uma tremenda vontade de ouvir a música Canteiros. Encantada com os versos e melodia, resolvi pesquisar a história da música. E então descobri: para quem não sabe, a história toda começou em 1973, quando o Raimundo Fagner gravou o LP (é na época do LP, os famosos bolachões) a música Canteiros, até então creditada como sendo de sua autoria.

"Voce tem sede de que"?

0
De comida, diversão e arte...
"No Brasil, apenas 14% da população brasileira vai regularmente aos cinemas, 96% não frequentam museus, 93% nunca foram a uma exposição de arte e 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança, de acordo com informações do Ministério da Cultura".

Acaba a pendenga em relação a validação de diplomas de médicos formados no exterior

0

"Estudantes formados em medicina no exterior poderão participar de um exame nacional para revalidação de seus diplomas no Brasil. As inscrições estão abertas até 12 de fevereiro, nas universidades participantes do projeto piloto desenvolvido pelos ministérios da Educação e da Saúde.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar