Menu Principal

Coisas do outro mundo? Não. Desse mesmo. Mas é possível construir outro!

5



Mais um ano...
Mais uma tentativa.
Pessoas de diversos seguimentos sociais e dos cinco continentes permanecem reunidas na perspectiva de construir alternativas que possam apontar caminhos, para que em breve, muito breve,  possamos ter um mundo melhor para todos.
A 2ª edição do Fórum Social Mundial aberta no domingo, dia 06/02 em Dakar, capital do Senegal, iniciou com uma agenda de debates renovada e revitalizada pelos protestos pró-democracia no Norte da Norte da África e no Oriente Médio.
Ao final da tradicional marcha de abertura, entre os arredores da grande mesquita local, visto que - 95% dos senegaleses são mulçumanos - e a Universidade de Dacar, onde acontece o encontro, ativistas da Tunísia e do Egito dividiram o palco com personalidades como o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o senegalês de origem tunisiana Taoufik Ben Abdallah, um dos responsáveis por levar o Fórum pela segunda vez à África. 
A marcha foi marcada pela grande presença das mulheres ativistas africanas, que apresentaram outros temas não pautados inicialmente, e que serão discutidos no Fórum.
A jornalista brasileira Terezinha Vicente, militante da Ciranda da Comunicação Independente e da Marcha Mundial das Mulheres, apontou a violência contra a mulher como uma questão essencial, sobretudo na África, e destacou que 
"Em vários países africanos em conflito, o estupro é uma arma de guerra. Em outros, a prostituição é um saída contra a pobreza", disse Terezinha, que aponta que 70% dos pobres do mundo são mulheres – ou seja, "a pobreza é feminina".
Triste realidade, que precisa ser sem mais delongas revertida.
Como continuo com a minha capacidade de acreditar que é possível construir um Outro Novo Mundo,  espero que Dakar possa nos apontar os caminhos.
É possível sim. Acredito!

5 comentários:

Querida amiga Beth.
Acredito na mudança positiva, para estas tristes questões apresentadas neste Fórum em Dakar.
Um mundo onde prevaleça a justiça e a responsabilidade social.
Parabéns por excelente matéria!
Beijos mil

Oi minha querida amiga Alba,
Eu também. Eu também...
Obrigada e grande beijo.

Olá minha querida!!!
Também estou torcendo muito que os caminhos sejam todos iluminados e descobertos pelas pessoas que ainda não se conscientizaram que um novo mundo é preciso... Vou pegar a minha senha e aguardar...
Grande beijo e obrigada por esta maravilhosa notícia esperançosa.
Jackie

As mulheres fazem parte de uma grande massa, vítima de tanto preconceito, tanto desrespeito e ignorância religiosa que para este encontro, eu, particularmente torço para que estes pontos sejam levantados.

Uma mulher feliz e respeitada muda o mundo ao seu redor. Esta deveria ser a base.

Eu também acredito, Beth!

Só acho, ou melhor, tenho absoluta certeza, de que nada vai mudar se não houver mobilização, se não houver interesse político. O planeta gira sozinho, mas a comunidade que nele habita só age sob a influência de alguém ou alguma coisa.

Eu não sou defensor de nada ou de coisa nenhuma, nem dono de nenhuma verdade. Apenas exercito o direito de opinar. No meu blog, o Dando Pitacos, procuro sempre abordar temas sérios, de interesse geral. Me preocupa muito, por exemplo, a questão das crianças que já sofreram ou ainda vão sofrer violências por esse país afora. Poucas pessoas participam. Não há, pelo menos aparentemente, vontade de discutir o tema.

Já fiz várias postagens sobre a violência contra a mulher, inclusive em terras africanas, onde ela é maior e tem o apoio de correntes religiosas. A receptividade desses temas é muito pequena, e dá a entender que poucos são os que se interessam por ele. Aliás, se alguém tiver a intenção de fazer o seu blog bombar, NÃO FALE DE COISAS SÉRIAS!

Mas como disse no início, continuo acreditando que mudar é possível, de preferência pra melhor, e a mulher vai ter papel importante nessa missão, claro, se ela não se deixar envolver pelo espírito corrupto do homem. Vamos torcer e esperar, não sem luta e muitos pitacos!

Um grande beijo pra você...

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar