Menu Principal

Que droga!

7

Drogas: O barato que sai caro...
Uma das maiores preocupações que ronda as famílias em qualquer classe social é a dependência química.
A diferença fundamental é que nas famílias de menor renda ou até mesmo sem, as dificuldades em conseguir um tratamento adequado são infinitamente maiores. A consequência imediata são crianças nas ruas, matando, assaltando e roubando.

As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consomem e levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz sérias consequências, podendo levar a morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios e respiratórios. É o que se chama de overdose.
Além das drogas tradicionais, os especialistas incluem na lista o cigarro e o álcool.
Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13 % dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem a maconha. Em 2001, cresceu o uso de crack e drogas sintéticas, como o ecstasy.
Os consumidores de cocaína são os que mais procuram o tratamento para se livrarem da dependência, que ocorre por meio de psicoterapias que promovem à abstinência as drogas e em 60% dos casos são utilizados os antidepressivos.
Atualmente, cerca de 5 % dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga.
Prevenção e Tratamento
Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. A informação, a educação e o diálogo são apontados como melhor caminho para impedir que os adolescentes entrem no mundo das drogas. Para os usuários, o tratamento recomendado são as psicoterapias e a participação em grupos de apoio e, muitas vezes, ocorre a internação nos casos mais graves.
Para combater a dependência química, além dessas terapias são usados medicamentos que reduzem os sintomas da abstinência ou que bloqueiam os efeitos da droga.
Ajuda
Existem várias instituições que realizam o tratamento e oferecem apoio psicológico para os dependentes químicos e aos seus familiares. No site do Ministério da Justiça pode ser encontrada algumas destas.
Vale a pena buscar a poio e ajudar a quem dele precisa.
Investir na recuperação, quando não foi possível à prevenção, é fundamental para o futuro dessas crianças e melhoria da a nossa qualidade de vida.
Fonte: Texto adaptado do Programa Viver Bem/MP.

7 comentários:

É triste saber que muitas pessoas caem vítimas dessa armadilha que em muitas vezes pode ser desastrosa.
Muito bom post de conscientização Beth.

Beth, valeu, estava querendo falar sobre isso, mas ao invés disso, vou indicar a sua, trás informações precisas e importantes para todos. Relamente o melhor modo de combater qualquer coisa, drogas, violêcia doenças é a prevenção. Mas para isso precisamos nos mover, e você já saiu na frente. Sabemos que as escolas são os pontos principais, e lá deveria ser o alvo para começar a prevenção.

Beijão amiga!!

ola amiga que assunto importante voce postou
esta de parabens
estou te seguindo
se poder me segue tbm
abraços
http://cleberbinhocomportamentos.blogspot.com/

Travessia seu texto está ótimo, bem claro e com informações precisas. O primeiro passo é a prevenção, é importantissimo que evitemos iniciar nesse mal e conscientizemos os nossos a respeito disso. Caiu na rede? É triste mas não é hora de virarmos as costas aquela pessoa, ao contrário, é quando o amor é fundamental, não a criminilização e sim o ttratamento, a ajuda, o carinho e afeto que farão ser possivel a recuperação.
Abraço.

Oi Beth, realmente, a droga é um problema social que pode ser melhorado ou acabado através da conscientização, uma das formas de se fazer isso é como vc fez...falando a respeito...
parabéns pela iniciativa....
abs

Querida Beth.
Parabéns pelo artigo.
É de extrema seriedade e importância: O combate, a prevenção
e a informação.
Este mal, que ainda corrói, vidas e toda estrutura de uma sociedade.
Beijos

Olá meninas e meninos,
Obrigada pelos comentários.
Assim como o assunto, vocês também são importantes para essa travessia seguir em frente.
Grande beijo e obrigada.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar