Menu Principal

Para Emília, do Blog Aprendemos

5

"Grande parte da humanidade olha para a África como quem olha pela janela (de um hotel de 5 estrelas) e não como quem olha para o espelho. No entanto, toda a história mundial tem seu espelho na Africa. Todos os outros continentes - América, Ásia - foram espoliados para que a Europa pudesse trilhar as chamadas revoluções comercial e industrial, no processo de acumulação primitiva. Mas nenhum continente sofreu, além da dilapidação dos seus recursos naturais, da opressão das suas culturas e dos seus povos, a escravidão nas proporções de genocídio que ela assumiu na Africa (…).
Com o objetivo de clarear esta visão que ainda embaça os olhos de muitas pessoas, no mundo inteiro, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram e estão disponibilizando na web, a edição completa da Coleção História Geral da África, em Português.

A obra é composta por oito volumes, e a função que deve cumprir será a de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza, porque fala da história de dentro do continente.
Para o ministro da SEPPIR, Eloi Ferreira de Araujo, "a coleção é de grande importância para a população negra brasileira porque promove a elevação e auto estima do povo do nosso país".

Quem sabe, depois de ler a coleção, alguns passem a enxergar a cor negra como raça, e não mais como "morenos e escurinhos", forma de preconceito velado.
Quer conhecer? Entre aqui para fazer o download da coleção.

Dedico este post à querida amiga Emília, pelo carinho com o Travessia e a sensibilidade e conhecimento sobra o tema.
Aproveito e reproduzo o comentário que fez quando publiquei o post Mãe África, o Continente de Todos.
Muito interessante este artigo.
Sempre me questiono se as ditas grandes potências se esquecem que as maiores civilizações do mundo,onde se fizeram coisas que ainda hoje o homem desconhece, começaram em África. 
O homem branco com a sua ambição destruiu roubou e matou não só em África mas também na América e na Ásia
Desde a era dos descobrimentos, como as explorações marítimas, a expansão europeia no exterior levou ao surgimento dos impérios coloniais, e desde aí, a África passou até aos nossos dias a ser gerida pelas politicas das grandes potências”.
Parabéns por este alerta.
Abraços.

Obrigada Emília!

5 comentários:

Oi minha amiga fico muito sensibilizada pelo seu carinho.

Tenho um grande apreço pela história e cultura africana. Como artista plástica e professora de história de arte, dói-me a forma como África se aninha aos desígnios dos grandes deste mundo. Séculos atrás, quando foram eles os grandes, nós éramos bárbaros, sem cultura, esgravatando a terra para comer
Um povo sem passado histórico não é nada e é esse povo que hoje manda em todos nós, os EUA

Parabéns pelo seu magnifico texto.

Abraços e mais uma vez muito obrigada

Emilia

Beth muito rico o texto e destaco essa frase: "Grande parte da humanidade olha para a África como quem olha pela janela (de um hotel de 5 estrelas) e não como quem olha para o espelho. Obrigada por partilhar e te dou os parabéns pela homenagem feita a nossa amiga Emília!!

Desejo uma bela tarde as duas!!!

Pelo exposto, sem sombra de dúvidas é um manancial de conhecimentos, é sempre bom buscarmos e nos aprofundarmos na leitura, especialmente no conteúdo apresentado; a dedicação é maravilhosa, um grande abraço.

Oi minha querida!
Olha eu aqui, mega atrasada...rsrs...mas já tinha avisado, né? Então, como não poderia deixar um artigo desse passar, ainda mais oferecido a essa pessoa fantástica que é a Emilia...
Eu gosto muito de pensar que um dia a questão da cor da pele e o preconceito que a envolve, faça parte apenas de uma triste parte de nossa história... Que possamos lembrar dela apenas para nos certificarmos o quanto evoluímos e quanto tempo a humanidade perdeu tentando encontrar cores onde só havia pessoas...
Bela matéria, minha querida! Parabéns!
Grande beijo,
Jackie

Oi,
Beth,
olha eu aqui mais, muito mais "mega" atrasada que a Jakie rsrsrs! Olha amiga, seu texto é emocionante. Parabéns! Sempre ví a África como um continente misterioso e encantado. Depois desse texto vou refer os meus conceitos. Beijão no coração e fica com Deus

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar