Menu Principal

Todas as artes em todos os espaços...

3

Existe coisa melhor que o encontro da arte e do artista com o público?
Apesar de não ser artista, acredito que não.
Se for em praças públicas melhor ainda...
Qual seria o sentido da arte, se uma das partes faltasse ao encontro?
Então, qual é o ponto? 
É exatamente a possibilidade da ampliação do acesso à cultura, por meio da integração de atividades esportivas e serviços culturais para população em geral, inclusive a de baixa renda.
Afinal, os setores que teimam em afirmar que “pobre” não gosta de cultura, são os mesmos que estão sempre de plantão em Brasília, determinados a manter centralização dos recursos financeiros em mãos de poucos “iluminados e intelectualizados”, e a arte confinada à espaços fechados. 
Há espaço para todos os públicos e tipos de manifestação artística. Basta democratizar os recursos e acessos aos criadores e apreciadores.
Mas, felizmente, esta realidade está mudando.
Depois dos Pontos e das Ocas , a gora é a vez das Praças.
O projeto Praças de Cultura previsto no PAC II, prevê a construção de 800 praças de cultura com  atividades e serviços culturais e de lazer, além da integração de serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência e inclusão digital à população.
Dos 600 municípios que se candidataram em dezembro de 2.010, para receber os recursos do PAC, 401 já foram selecionados e estão capacitados a executar a política cultural. Basta apenas que enviem ao Ministério da Cultura os seus projetos para que os recursos liberados.
O ministério divulgará em breve o montante de recursos liberado para cada município, para que a população possa acompanhar se estão sendo aplicados, e de que forma.
Muito bom!

3 comentários:

De fato, Beth Muniz,

muito bom mesmo, e assim devemos dissiminar ainda mais nosso contentamento das mais diversas formas à frente dos órgãos, para a iniciativa prosperar... E, não fluir somente na etapa inicial...

Muito obrigado por compartilhar dessa informação, valeu!

Até mais...

Olá dama da Travessia, importantes informações! Fico feliz quando ouço arespeito de tais iniciativas. E desola quando reflito: A verba liberada, talvez, volte para Brasilia parcialmente, direto para o bolso do liberador; No municipio,as comissões de costume, o bolo fatiado;
para os projetos, os farelos. Juro que gostaria de não pensar assim, mas não tem jeito, já estamos condicionados a isso, bom espero que aproveitemos ao menos destes farelos.

A cultura artística no Brasil é gigantesca, muitos artistas para pouco espaço, esperamos nós que o rumo de nosso país seja assim como a quantidade de artistas e não como a raridade de reconhecimento e valor.
E é ótimo saber que tem pessoas se preocupando em alargar esse vão estreito de cultura.

Parabéns pela informação preciosa. bjos

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar