Menu Principal

O Fácil e o Difícil realmente existem?

9
Adicionar legenda
Falamos de trabalhos difíceis, de matérias difíceis, de situações psicológicas difíceis, de atuações ou circunstâncias difíceis, de pessoas difíceis, de tempos difíceis... A lista seria infinita e nós não pretendemos completá-la ou dar uma solução para cada um dos casos em tão poucas linhas.
No entanto, queremos chamar a atenção para a posição interior de quem deve enfrentar o difícil.

Quase todo mundo reconhece que há coisas fáceis: geralmente as que são feitas por outras pessoas e umas poucas que cumprem satisfatoriamente cada um dos afetados. Não sei por que a maioria das pessoas pensa que os "outros", os "não grous" do mito platônico, têm coisas fáceis a fazer, e que a vida acumula as dificuldades sobre ele e não sobre os outros. Pode ser, talvez, porque a maioria das pessoas não sabe realmente colocar-se no lugar dos outros.

Por outro lado, cada qual sabe que, diante de certas situações, pode sair tranqüilamente; cada um sabe que tem capacidade para fazer bem ou muito bem determinadas tarefas. A estas se juntam muitas outras que se vêem como insolúveis, como metas inalcançáveis.
Pensemos um pouco. O fácil em si não existe, se perguntássemos para cada pessoa o que consideram fácil, todos responderiam de modo diferente.

Existe o que sabemos e podemos fazer, e o que não sabemos, nem podemos fazer. O fácil é o que já aprendemos, o que já foi dominado e é executado com facilidade. Quando, onde e como nós aprendemos...? A verdade é que: o que é aprendido e assimilado se reflete com certa facilidade para agir na vida.

Da mesma forma, o difícil em si não existe. Depende da pessoa e do seu conhecimento acumulado. O que não é conhecido, o que é apresentado como algo novo, tem a máscara do difícil. É provável que não conhecendo a situação, continuam a chamar de "difícil" por muitos anos a uma mesma coisa que já não é tão desconhecida, nem nova, mas repetitiva e temida... A experiência do medo e do temor ao novo não é o que nos leva a superar a dificuldade. Precisamente para evitar as dificuldades, devemos evitar toda espécie de temor.

É natural que a vida esteja repleta de coisas difíceis. Todos nós viemos ao mundo para aprender, para adicionar novos conhecimentos... Se tudo fosse sempre fácil seria um aviso: ou nós paramos no que já sabíamos, ou voltamos a ficar inconscientes para não reconhecer os novos degraus...

O difícil é o que nos coloca à frente do que nos corresponde adquirir neste momento, o que parece uma dura prova, é, no entanto, um exercício indispensável para que as experiências se abram na consciência...
*****
Delia Steinberg Guzmán
Diretora Internacional da Nova Acrópole

9 comentários:

Olá querida Beth!

Maravilhoso o texto. Eu sempre enfrento os meus medos, mesmo que depois me arrependa de ter tentado, prefiro ter a experiência como consolo.

A dificuldade, muitas vezes existe, mas procuro pensar que é somente um estágio, isso é questão de tempo, cada um possui uma habilidade e também creio que a impossibilidade não existe.

Existe um psicólogo chamado Howard Gardner vinculado a Universidade de Harvard que defende a teoria das inteligências múltiplas.

Resumindo ele disserta a teoria de que existem vários tipos de inteligência (visual, musical, verbal, logica, etc), portanto, cada um tem um nível de evolução e, por isso, as dificuldade.

Esse assunto daria muitas colocações, mas creio que se acreditarmos que temos potencial e que basta ter paciência com nossas limitações, esses paradigmas aos poucos serão desfeitos.

Bjokas
Gisele

Eu entendo que o facil, sim, é o que já temos conhecimento, mas nem tudo é sempre tão facil, dependendo das circunstancias, pode ser muito dificil de se entender ou resolver. Mas sem desafios, tudo muito facil, qual é a graça de ter força e coragem para superar?!

Beijos

Olá Beth querida
Acredito na teoria que nada é fácil, mais nem por isso impossível.
Talvez seja mais fácil aquilo que queremos, pois lutamos por este objetivo.
Exemplo: Eu não gosto de exatas, então acho difícil.
Existe também a questão da aptidão por certas coisas e outras não.
O texto é uma excelente reflexão!
Beijos

Olá seja bem-vindo, convido você a visitar o meu blog de maquiagens, se puder ajudar a Seguir, indicar, compartilhar, agradecemos de coração, abraços!!

Meninas,
Alba, Gisele e Sissym.
Muito interessante as reflexões que cada uma fez. O objetivo da postagem era esse mesmo: Captar olhares de vários ângulos sem o estabelecimento de uma visão maniqueista das coisas, pessoas e mundo.
Obrigada,
Aprendi mais um pouquinho com vocês.
Beijão.

Olá amiga.
Obrigado por sua amizade e por seguir meu blog. Abraços

Oi minha querida!
Texto maravilhoso! Sensacional mesmo!
Realmente, muitos enxergam dificuldades apenas em suas conquistas e olham para as dos outros como sorte e não como árduo trabalho e merecimento. Também acho que quando tudo nos parecer fácil demais é porque perdemos o interesse em investigar e descobrir novas possibilidades. Estaremos acomodados em nossa mundinho e vida que sempre nos parecerá mediocres, enquanto as dos outros parecerão extraordinárias.
Cabe a cada um explorar a sua capacidade e expor-se ao seu limite! As descobertas, certamente, serão surpreendentes!
Grande beijo, querida!
Jackie

Ser fácil ou ser difícil é um conceito relativo, que depende de muitos fatores. Em matemática, quando um conceito é muito fácil, a definição é intuitiva. Por isso costumo associar o que é fácil daquilo que é imediato e intuitivo.

Olá Beth!

Estamos sempre ligados a mente sugestionada as impressões nas quais somos induzidos pelas pessoas que convivemos e com isso se dá nossas ideias limitantes de fácil e difícil, para ultrapassar estes limites, é preciso despertar para o inevitável e que este não são a dificuldade e sim a vontade de conhecer o que a vida nos apresenta como novo, diferente, desconhecido, e com isso, podemos ampliar nosso entendimento para cada informação que nos traz uma união de dados que compreendemos passo a passo na experimentação daquilo que apresentou como dificuldade e que na permissão de conhecer, ultrapassou a fronteira da dificuldade, nos levando a observar no espaço compreendido de cada momento tomar consciência de como funciona, de como agir, trazendo clareza para cada dificuldade apresentada. Muito bom passar por aqui, maravilhoso tema abordado, poderíamos fazer um grupo para discorrermos sobre o assunto, o que sempre propicia autoconhecimento.

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar