Menu Principal

Pelo mundo, mas com cidadania

2

São diversos os motivos e razões que levam as pessoas irem em busca de oportunidades fora do Brasil. Seja como for, o fato de estarem em outro país não os fazem menos brasileiros do que os que aqui permaneceram.

Com a intenção de que as pessoas que residem no exterior não percam o vínculo com o Brasil, e possam ser beneficiárias de algumas forma, das políticas desenvolvidas dentro e fora do Estado, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), está estimulando a formação de um grupo de representação.

O Grupo
Formado por 16 representantes eleitos residentes no exterior e intitulado Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, será criado com a finalidade de assessorar o MRE na discussão de temas relevantes para as comunidades brasileiras no exterior, oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas e sugerir medidas para o contínuo aperfeiçoamento do serviço consular. 

Será composto por dezesseis membros titulares e igual número de suplentes, sendo distribuídos pelos continentes e com mandato de dois anos e, podendo ser reconduzidos ao final do período
-América do Sul e Central: 04
-América do Norte e Caribe: 04
-Europa: 04
-Ásia, África, Oriente Médio e Oceania: 04

O processo eleitoral
As eleições para o Conselho serão conduzidas pelo MRE em sistema de votação pela rede mundial de computadores ou por urna eletrônica, sempre que possível. Para votar, o brasileiro deve ter mais de 16 anos, residir no exterior e informar no formulário eletrônico do sistema de votação, a cidade e o país em que está estabelecido e um número de documento oficial brasileiro, além de dados básicos como nome completo, endereço eletrônico e telefone. 
Cada eleitor tem direito a um voto. A relação dos membros eleitos é divulgada por ato do próprio ministério.

Para ser eleito Conselheiro, o candidato deve receber o número de votos igual ou superior a um para cada dez mil brasileiros portadores de título eleitoral brasileiro no exterior. 

2 comentários:

Qualquer um é cidadão do Mundo,
em qualquer parte desse Mundo,
a naturalidade, seria um "acidente de percurso"...
Beijos

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar