Menu Principal

Uma próspera visão de futuro: A ciência com as portas abertas

0
A  Academia Brasileira de Ciências (ABC) em sua reunião anual no dia 02/05, por meio do seu presidente Jacob Palis, informou que a comunidade científica pedirá ao governo avanços nos investimentos para pesquisa.

Palis se disse confiante na promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff de aumentar as verbas para pesquisas e inovação na indústria. “Creio que ela vai cumprir, precisamos dobrar os investimentos em relação ao *Produto Interno Bruto (PIB)”.

Dados da Balança Comercial Brasileira demonstra que atualmente 1,3% do PIB brasileiro é dedicado ao setor. Para o presidente da ABC, será necessário que, até 2020, 2% do PIB seja empregado em Ciência e Tecnologia.
“Em termos de citação média dos nossos artigos científicos, até 2008, estávamos à frente dos outros países do Bric (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Mas somos ameaçados pela Índia e a China, que estão fazendo investimentos muito fortes na área”, afirma Palis.

A  ABC defende ainda a melhoria do ensino brasileiro de ciências, nos níveis fundamental e médio, tanto no regular, como no técnico. A ponta que o incremento do desenvolvimento tecnológico na indústria está atrelado à melhoria da educação, especialmente das disciplinas de ciências. 

A ABC encaminhou projeto ao governo federal no qual pede que o País “abra as portas” para jovens pesquisadores de todo o mundo, em nível de pós-doutorado.“Acho que isso oxigenaria as nossas instituições de pesquisa. Está na hora de promovermos a imigração de cientistas”.

Ainda de acordo com ele, os pesquisadores estrangeiros poderiam receber bolsas de estudo no de valor de R$ 7,5 mil por mês. “Com essa remuneração, competiríamos com a Europa inteira. Isso dá mais de 3 mil euros. E, lá fora, os novos cientistas estão ganhando em torno de 2 mil a 2,3 mil euros por mês”, calcula.

Se Palis estiver certo na sua análise, e eu acredito que esteja, então a iniciativa do governo ao lançar a pós-graduação sanduíche é o inicio do caminho.
Neste sentido há uma afinação de projetos entre a presidenta Dilma e a ABC.
Que bom.

*Conceito de PIB
O PIB constitui um indicador da actividade económica de um determinado país na medida em que representa o valor total da produção de bens e serviços.
Dividindo o PIB  pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimento económico de um país. Dado que os preços dos produtos e serviços pode variar fortemente entre países. O PIB per capita é por vezes ajustado às paridades do poder de compra entre países.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar