Menu Principal

Trem do Samba: Nos tilhos da tradição carioca

2
O Trem do Samba!

As comemorações pelo Dia Nacional do Samba, festejado em 2 de dezembro, tiveram início na noite de ontem (2) e vão até o próximo sábado (7).

Nesse dia, pelo décimo sexto ano consecutivo, partirá da Central do Brasil, com destino ao subúrbio de Oswaldo Cruz, na zona norte da cidade, o tradicional Trem do Samba.

A festa vem crescendo a cada ano e o trem, na verdade, já não é mais um. Nesta edição, serão quatro composições, cada uma com capacidade para mil passageiros, com saídas sucessivas.

Da Central do Brasil a Oswaldo Cruz não há nada igual no calendário da Cidade Maravilhosa que inspire mais a cultura do samba. Criado em função do Dia Nacional do Samba, festejado anualmente em 2 de dezembro, o Trem do Samba chega a sua 18ª edição levando seis dias de muita alegria, arte e, claro, música para os cariocas. Este ano o evento se realizará entre dias 02 a 6 de dezembro, quando uma série de shows, incluindo, entre outros, Sombrinha, D. Ivone Lara, Orquestra Tabajara e Jorge Aragão, agitará os palcos montados em Oswaldo Cruz. 

Mas é no dia 7 de dezembro que a festa tem seu auge: nesta data, quatro trens e 36 vagões já estão reservados para levar o público ao bairro que viu nascer grandes cantores e compositores das mais variadas gerações.


A programação começa a partir das 15h, na Central do Brasil, com shows das Velhas Guardas dessas e outras tradicionais escolas — como Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel —, além de Delcio Carvalho, Noca da Portela, Serginho Procópio, Monarco, Surica, Wilson Moreira, Baianinho, bateria do Mestre Faísca e Marquinhos de Oswaldo Cruz, este último, músico e idealizador do projeto. 

Partindo de lá, é no bairro de Oswaldo Cruz que, mais uma vez, o público encontrará outros quatro estrelados palcos. Estes recriarão a raiz do samba com alguns de nossos bambas: Arlindo Cruz, Martn’Alia, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, entre outros.

As vacas da California comem melhor do que as crianças da África.

2
São 7 bilhões de pessoas em todo o mundo.
1 bilhão passa fome...

Nos principais países ricos 44 milhões de pessoas estão desempregadas, sendo que a Espanha é quem tem a mais alta taxa de desemprego (21%). Lá, o número de pessoas sem trabalho soma a população de Madri e de Barcelona juntas.

Os EUA, tem 14 milhões de pessoas oficialmente desempregadas, além de 11 milhões de "subempregados", que estão trabalhando menos do que queriam ou deveriam.

1- No dia 8/11 teve início o vazamento de petróleo no poço explorado pela multinacional a 1,2 mil metros de profundidade na Bacia de Campos, no litoral do Rio.

2- Em 12/11, a Chevron apresentou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) um plano para “matar” o poço e acabar com o vazamento. O tal plano foi aprovado no dia seguinte e seria implementado a partir do dia 16 – pelo menos, era isso que a Chevron dizia à ANP.
3- Para por em prática o tal plano, a Chevron dependia, porém, de um equipamento que só chegou dos Estados Unidos na segunda-feira (21). Em reunião com a ANP, multi sonegou essa informação. 
-Sobre isso, "Ela" não fez nenhum comentário.

O melhor vídeo do mundo. Duvida? Então, assista!

3

Há 30 anos a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 25 de novembro como o Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres com o intuito de conscientizar todos para esse grave problema que mulheres de todo o mundo enfrentam.

Também completa 20 anos a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as Mulheres, criada pelo Centro para a Liderança Global das Mulheres (Center for Women's Global Leadership - CWGL), para enfatizar que esta forma de violência é uma grave violação dos direitos humanos.

Os 16 dias terminam no dia 10 de dezembro, dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

A campanha Quem Ama Abraça! acontece no âmbito da celebração dessas datas e foi criada para disseminar a mensagem de que as mulheres do nosso Brasil e do mundo inteiro o direito de viver sem violência e repleta de paz como todas e todos. 
Fonte:  http://quemamaabraca.org.br/SPM

Quem ama, abraça

3
Prezados (as) parceiros (as),
Hoje eu gostaria de estar apresentando apenas o novo layout do Travessia -  que ainda está sendo ajustado. Espero que gostem.

Entretanto, conicidência ou não, mais uma travessia aconteceu em nossa órbita: A da nossa querida Neusa Fiesta.

Assim como eu, a Neusa tinha formação em Serviço Social.
Asim como eu, morou em Brasília (ainda moro) e aqui militou por causas sociais.
Tínhamos diferenças de opiniões sobre política, mas um imenso carinho e repeito sempre nos unio.
Por isso, para marcar a sua travessia, dedico a ela este post, com muito carinho.
Beth Muniz 

Uma nova Travessia, mas percorrendo os mesmos caminhos...

6

Queridos (as) amigos (as),
O Travessia está passando por modificações.
Pelo que tenho acompanhado, o layout ficará maravilho, e muito mais fácil para a navegação.
A autora da façanha é a minha amiga Ro Zanchetta. Fera! rsrs
Espero nos próximos dias apresentá-lo á vocês.
Merecemos!!!!
Então, até la, se observarem alguma irregularidade é por conta disso.
Por isso também não estarei postando nos próximos dias.
Ah! Não se esqueçam de votar para o Top Blo 2011.
A votação vai até o proximo dia 22/11. Votem no banner que está no blog.
Agradeço a compreensão e os votos. rsrsrs
Um abraço.
Bom final de semana.
Tudo de bom!
Fui! Vou deixar a Ro trabalhar...

Bufão de araque

0
Timidamente a "grande mídia" noticiou durante todo o final de semana – aproveitando o epsódio da ocupação do Complexo da Rocinha (RJ), matérias registrando que o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, responde a uma ação civil pública sob a acusação de ter recebido nos últimos 13 anos cerca de R$ 1,5 milhão em salários ilegais do governo do Pará.

De acordo com os promotores da ação, Ophir está em licença remunerada do Estado do Pará há 13 anos - mas advoga para clientes privados e empresas estatais, o que não seria permitido pela legislação estadual.

Como você guarda?

4
Guardar uma coisa não é 
escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda nada.

Quem matou o cinegrafista da Band?

2

Acompanhei atentamente a ocupação do Complexo da Rocinha e Vidigal (12 e 13/11) pelas Forças de Paz, cujo resultado foram: Controle do Estado sobre os territórios, Zero de violência e morte, e moradores plenos de esperança no futuro. A ação foi comemorada em todo o Rio de Janeiro, no Brasil e no Mundo.
Entretanto, dias antes, um episódio que vitimou um profissional da imprensa comoveu a todos nós.
Mas agora que passou a fase da emoção e comoção midiática que contaminou a todos, é hora de nos perguntarmos quem de fato e porque mataram o jornalista da Band.
Na lista há pelo menos 06 suspeitos.
Jornalista não é policial.
Que saber mais? Leia o excelente artigo do PHAmorim.

Dez coisas que eu gosto. Quer saber?

7
Mais um Meme, mais um pouco sobre algumas coisas de que gosto.
1- Vida
A vida é a Gênese de tudo, rumo ao Êxodo para algum lugar. Qual? Não sei... rsrsrs
Sem ela nada faz sentido. Amo viver, mesmo que para isso tenha que às vezes sofrer. Mas procuro vive-la da melhor forma que me é possível. Vida é tudo!
2- Ler
Ler um bom livro de papel e mergulhar nas suas folhas é como viajar sem precisar me transportar fisicamente. Basta apenas que a alma esteja leve e o coração tranquilo. 
3- Música
A música me faz recobrar o equilíbrio emocional nos momentos de fragilidade humana. Uma boa composição (letra, melodia e arranjo) é como um bálsamo a alimentar a alma, por vezes tão ferida e magoada.  Não vivo sem música.
4- A convivência com crianças, idosos e animais. Três seguimentos que me emocionam por motivos diferentes.

Até que ponto sabemos o que queremos?

2
Que tal ler o texto para tentar descobrir?
"Ao obrigar as escolas a ensinar sociologia e filosofia a todos os alunos, o Brasil se junta à maioria dos países da América Latina - e se distancia dos mais avançados em sala de aula, que oferecem essas disciplinas apenas como eletivas. Deixá-las de fora da grade fixa é uma decisão que se baseia no que a experiência já provou. Resume o economista Claudio de Moura Castro, articulista de VEJA e especialista em educação: "Os países mais desenvolvidos já entenderam há muito tempo que é absolutamente irreal esperar que todos os estudantes de ensino médio alcancem a complexidade mínima dos temas da sociologia ou da filosofia - ainda mais num país em que os alunos acumulam tantas deficiências básicas, como o Brasil". Em outros países da América Latina, esse tipo de iniciativa também costuma resvalar em aulas contaminadas pela ideologia de esquerda, preponderante nas escolas. Não será desse jeito que o Brasil dará o necessário passo rumo a excelência".

Eu, o SUS, a minha Esclerose, a ironia e o mau gosto

1
by Nina Crintzs
Há seis anos atrás eu tive uma dor no olho. Só que a dor no olho era, na verdade, no nervo ótico, que faz parte do sistema nervoso. O meu nervo ótico estava inflamado, e era uma inflamação característica de um processo desmielinizante. Mais tarde eu descobri que a mielina é uma camada de gordura que envolve as células nervosas e que é responsável por passar os estímulos elétricos de uma célula para a outra. Eu descobri também que esta inflamação era causada pelo meu próprio sistema imunológico que, inexplicavelmente, passou a identificar a mielina como um corpo estranho e começou a atacá-la. Em poucas palavras: eu descobri, em detalhes, como se dá uma doença-auto imune no sistema nervoso central. Esta, específica, chama-se Esclerose Múltipla. É o que eu tenho. Há seis anos.

Crueldade: A face mais nociva do ser humano, nas Redes Sociais

5

Hoje eu li um post que me fez refletir muito sobre a condição humana. É claro que a postagem não se refere exatamente ao assunto do áudio.
Fez-me pensar de como uma pessoa pode ser boazinha e cruel ao mesmo tempo, ao lindar com o infortúnio alheio, sem ao menos se dar conta disso, ou não!
Em alguns casos é pura maldade mesmo.
Depois, para disfarçar o lado “mauzinho”, basta postar o texto despretensioso e fica tudo certo. Será?!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar