Menu Principal

Os números da evolução: mais de 46 mil instituições confirmaram participação

0
No total serão
-46.724 escolas
-19,1% milhões de alunos
-99,42% dos municípios
-4,5 mil medalhas distribuídas

Estes são os números da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012), que registrou recorde de instituições de ensino inscritas em relação às edições anteriores. 

No total, 46.724 escolas confirmaram a participação de seus alunos na competição deste ano, com a adesão de duas mil novas escolas. Em 2011, participaram 44,6 mil instituições.O percentual de cidades mobilizadas também cresceu, passando de 93,5% para 99,42%.

O número de estudantes inscritos superou a marca alcançada no ano passado, que foi de 18,7 milhões de alunos. Nesta edição, 19,1 milhões de inscrições foram efetuadas pela internet.

O balanço foi divulgado no dia último dia 11, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), responsável pela realização da olimpíada. 

Evolução
A mobilização em torno da competição, de acordo com o diretor do Impa, tem refletido positivamente na evolução qualitativa em relação ao desempenho dos estudantes.

Os alunos classificados nas duas fases de provas receberam medalhas de ouro, prata e bronze, e ainda terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), e o direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Para os professores, escolas e secretarias de educação municipais haverá premiação de computadores, impressoras, programas para ensino ou troféus, entre outros itens. 

A Obmep, que é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País, e é dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e aos do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais.

É assim que se faz educação: com ação concreta, sem falácias e compromisso com o futuro do país. 
Com incentivo, mobilização e participação do maior interessado: o aluno.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar