Menu Principal

Uma semana no Museu

3
Conhecendo Museus

Foi lançado na terça-feira (8 de maio), a série Conhecendo Museus, que está sendo exibida na TV Brasil às terças-feiras, às 17h30, com reprises aos sábados, às 15h30.
São 52 programas, de 26 minutos cada, que apresentam os museus brasileiros de forma divertida, a partir do convite de uma câmera de TV para um passeio pela memória nacional.

Produzida a partir da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Escola (MEC) e a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), a série foi lançada na quinta-feira (3), em cerimônia realizada no ParlaMundi, em Brasília (Asa Sul).

Na ocasião do lançamento, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou que os museus são fundamentais para que os brasileiros conheçam sua história e cultura, e que a preocupação de se passar uma imagem leve e divertida dos museus pode incentivar o público jovem a conhecê-los.

“Quando a gente pensa em Cultura, pensa em formação de público. Quando o interesse para a arte e a cultura é despertado na infância e adolescência, ele permanece com a pessoa”, disse Ana. 

O primeiro episódio exibido, no dia 8 de maio, foi sobre o Museu do Futebol. Neste dia também foi lançado o site oficial da série, com a programação, novidades e curiosidades sobre os museus e as gravações feitas.

Além da exibição na TV Brasil, a série também será transmitida pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV e Rede Educação e Futuro de Televisão. A partir do segundo semestre de 2012, os documentários serão usados como material de apoio didático pela TV Escola/MEC.

Confira os horários dos primeiros quatro episódios da série Conhecendo Museus:

-Programa 1 – Museu do Futebol (SP)

1ª exibição: 8 de maio – 17h30

Reprise: 12 de maio – 15h30.

-Programa 2 – Museu de Arte Moderna (RJ)

1ª exibição: 15 de maio – 17h30

Reprise: 19 de maio -15h30

-Programa 3 – Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS)

1ª exibição: 22 de maio – 17h30

Reprise: 26 de maio – 15h30

-Programa 4 – Museu das Bandeiras (GO)

1ª exibição: 29 de maio – 17h30

Reprise: 2 de junho – 15h30

Veja a lista dos 52 museus que participam da série:

AM: Museu da Imagem e do Som;

BA: Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu do Traje e do Têxtil;

DF: Museu da Imprensa, Museu de Valores do Banco Central; Museu Vivo da Memória Candanga;

ES: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão e Museu Histórico de Domingos de Moraes;

GO: Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu das Bandeiras;

MA: Museu Casa Histórica de Alcântara, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e Museu Histórico e Artístico do Maranhão;

MG: Instituto Inhotim, Museu Regional de São João Del-Rei, Museu Casa dos Ottoni, Museu de Arte da Pampulha, Museu de Ciências Morfológicas, Museu de Ciências e Técnica da UFOP, Museu do Diamante, Museu do Ouro e Museu Regional de Caeté;

PA: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e Museu Paraense Emílio Goeldi;

PE: Museu do Mamulengo e Oficina Brennand;

RJ: Museu Casa da Hera, Museu Casa de Benjamin Constant, Museu Histórico Nacional, Museu da República, Museu de Arqueologia de Itaipu, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, Museu de Astronomia e Ciências e Afins, Museu Imperial, Museu Nacional da UFRJ, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Naval, Museus Castro Maya;

RS: Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, Museu das Missões, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Ciências e Tecnologias PUC e Museu Julio de Castilhos;

SC: Museu Universitário Prof. Oswaldo Rodrigues e Museu Victor Meirelles;

SP: Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Futebol, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Fonte: MinC

3 comentários:

Oi Beth,

Que sensacional esta notícia!

Conhecer os museus brasileiros sem
sair de casa, para quem não tem facilidade de viajar ou ir até eles é muito interessante, os programas devem ser ótimos.

Obrigada pela dica.

Beijos!

Nunca é demais promover a cultura nacional. As pessoas tendem a se concentrar pouco na apreciação dessas tradições e relíquias. Além disto é importante trazer à tona muito da informação perdida pela velocidade dos meios de informações focadas nesse sentido já que há muita coisa do gênero perdida, graças às novas formas de comunicação.

Mais uma vez ... Beleza de post Beth!

Até mais...

Parabéns pelo seu blog Beth!
Bem organizadinho e com bons conteúdos.
Sempre que posso dou uma passadinha por aqui.
Grande abraço e fique com Deus!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar