Menu Principal

É tudo Ciência: no tamanho e interação

0
E a principal atração é cem por cento baiana e mede de 2,6 metros.

Em Salvador, durante a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o público poderá conhecer de forma dinâmica e interativa equipamentos científicos e tecnológicos nas áreas de Astronomia, Eletromagnetismo, Robótica, Fluidos, Óptica, Matemática e Mecânica. 
A maior atração é o Robozão Bahia, produto 100% baiano, com 2,6 metros de altura, 1,60m de envergadura. Ele dança, canta e interage com o público. “Para isso, foram reunidas várias técnicas de mecatrônica, de modelismo de radiocontrole e de fantoche”, segundo o desenhista industrial e criador do robô.

Em Minas Gerais
O desafio é verde, com o Desafio Verde, uma das principais atrações do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia da Sectes. O objetivo é  incentivar a participação das escolas públicas de ensino fundamental e médio, nas atividades que acontecerão em instituições de ensino e pesquisa em torno da temática do evento deste ano. O Desafio Verde prevê premiações e certificações.
-A escola com maior número de atividades (Escola Top Popciência MG) receberá passagens de ida e volta e duas diárias para três alunos e três professores conhecerem o Instituto Inhotim (centro de arte ao ar livre considerado um dos maiores da América Latina) e o Circuito Cultural Praça da Liberdade (projeto do governo, em parceria com a iniciativa privada, que tem transformado prédios públicos em espaços interativos). 

E no Pará...
Parte da programação da Semana será destinada aos estudantes do interior, com a realização da mostra itinerante Camillo Vianna, que foi montada recentemente em Igarapé-Miri, a 123 quilômetros de Belém. A cidade é a penúltima dos 12 municípios a serem contemplados em 2012 com a exposição. Na capital, a 5ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação será realizada no campus da Universidade do Estado do Pará. O evento seguirá paralelamente ao Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Uepa (Forpeexp).

Na terra do samba e da Bossa Nova...
Ocorrerá a quarta edição da Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ), com a participação de 500 estudantes e professores de todo o País. O destaque temático deste ano é para a fabricação e utilização dos foguetes brasileiros na área de pesquisa espacial. As atividades incluem palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica, além de oficinas didáticas.

A seleção para a Jornada foi feita a partir da Mostra Brasileira de Foguetes de 2012, que contou com a participação de cerca de 40 mil pessoas, e aberta especialmente aos alunos de escolas públicas e privadas, a Mostra objetiva avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante. Além de material didático, os vencedores receberão um troféu em formato do foguete brasileiro Sonda III.
Os eventos integram iniciativas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Aeronáutica e Espaço, da Agência Espacial Brasileira, da Fundação Marcos Pontes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Apostar em Ciência e Tecnologia, assim como nas crianças, é apostar no futuro do Brasil.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar