Menu Principal

A nossa África é o Brasil Quilombola

1
E a África Quilombola é no Brasil.


E em comemoração ao mês da Consciência Negra (novembro), a Fundação Cultural Palmares certificou 1.834 comunidades quilombolas, que representam um patrimônio cultural da sociedade brasileira.

As comunidades são majoritariamente rurais e sobreviveram por se manterem unidas ao longo de séculos a partir das suas relações históricas, com unidade territorial, ancestralidade, tradições e práticas culturais e religiosas.
Prática que nos centros urbanos é rara.

As comunidades certificadas e as 193 com território titulado têm acesso a políticas sociais, com equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal. Além das medidas de regularização fundiária.

Onze (11) comunidades receberão a suas declarações de interesse social e outras duas comunidades de Sergipe receberão o título definitivo do seu território. Também serão certificadas pela Fundação Cultural Palmares mais 23 comunidades do Piauí.

Para garantir o atendimento, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) receberá R$ 1,2 milhão da Secretaria de Igualdade Social (Seppir), que deverão ser usados na identificação e delimitação de terras de 3.350 famílias em 26 comunidades.

A regularização fundiária permite o acesso com maior segurança a políticas de inclusão produtiva e de infraestrutura, como o “Minha Casa, Minha Vida”, o programa Luz para Todos e investimentos em saneamento básico.

1 Comentário:

É importante isso tudo para que os quilombolas possam ter acesso as relações sociais.
Aqui em salvador tem um quilombo chamado Quilombo do macaco no bairro de Paripe e que está em área reivindicada pela Marinha do Brasil que seu povo está quase expulsos e as autoridades referente não faz nada para resolver o problema.
Temos que está ativo em poder denunciar esses desmandos.
Abraço

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar