Menu Principal

Na luta pela sobrevivência das etnias

3
O placar final do jogo foi:

Aldeia Maracanã 2 x 0 Combinado Governo-Empreiteiras

Os índios de pelo menos sete etnias que residem na Aldeia Maracanã, centro cultural localizado nas ruínas da ex-sede da Fundação Nacional do índio (Funai) e do Museu do Índio, no terreno do complexo esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, conseguiram duas vitórias judiciais na luta contra os planos o governo do Estado de fim da aldeia e demolição do prédio para as obras da Copa 2014.

Na manhã do dia 26, a 12ª Vara Federal garantiu via liminar a preservação do imóvel em ação proposta pela Defensoria Pública da União. Na noite do mesmo dia, em outra ação também proposta pela Defensoria Pública da União, a 8ª Vara Federal impediu a retirada dos índios do local. O Estado e a Companhia Nacional de Abastecimento, que negociam a titularidade do imóvel e são réus nas ações, podem recorrer da decisão.

A respeito do histórico do prédio, o defensor público Ordacgy lembra que há um decreto municipal que já considera tombado, por lei, “qualquer edificação construída até 1937, inclusive. E o Museu do Índio é da primeira década do século XX”. Assim sendo, Ordacgy afirma que “o quê causa perplexidade, é que no estádio Maracanã, que também é tombado, o governo gastou o dobro do que gastaria, a conta está chegando a quase R$ 1 bi, para manter a estrutura externa e trabalhar dentro da ‘casca’. E ao lado do Maracanã tem um prédio histórico, com mais de 100 anos de idade, que o governo do Estado quer simplesmente demolir”.

Fonte: Carta maior

3 comentários:

Devemos sempre está de olho nesse tipo de mazelas que os governos dos estados e municípios estão querendo fazer com o nosso patrimônios cultural.
Parabéns pela divulgação.
Abraço

ola vim conferir seu blog e gostei muito parabéns, retribua a visita se puder...

Olá querida Beth!
Bom vir aqui pra me atualizar...deveria vir mais vezes...Não sabia desse projeto, logo do lado do maracanã, quem diria! O governo do Rio nem respeita a própria lei...imagina quantas irregularidades vamos ter pra comentar na copa de 2014...
abração!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar