Menu Principal

O nome não poderia ser outro: Rute

5
A Rute e a Telemedicina.

A Rute pretende realizar, em média, duas a três sessões científicas diárias com a participação de 300 instituições da América Latina.

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) ganhou mais cinco núcleos: três em Pernambuco, um na Bahia e mais um em São Paulo, passando a contar com 68 núcleos no total.

Com a expansão, o Programa Telessaúde Brasil Redes, que é coordenado pelo Ministério da Saúde ganha reforço na utilização da tecnologia no uso da teleassistência, teleconsultoria e teleducação no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Telessaúde visa melhorar o atendimento e qualificar o diagnóstico, uma vez que possibilita ao médico de uma unidade de saúde do interior tirar dúvidas, ou ter uma “segunda opinião” de especialistas em outra localidade, nos centros mais desenvolvidos.

Ao articular os hospitais universitários e de ensino de todo o país, a Rute permite que profissionais e estudantes realizem intercâmbio de conhecimento por meio de tecnologias avançadas nas áreas da informação e comunicação. Todos os núcleos da rede são dotados de salas de videoconferência, espaços para atividades de pesquisa e educação continuada em saúde e, remotas de casos clínicos.

Os novos núcleos foram instalados no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Professor Luiz Tavares, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, em Recife (PE). No Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador (BA) e no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu (SP). 
A Rute pretende realizar, em média, duas a três sessões científicas diárias com a participação de 300 instituições da América Latina.

Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio dos ministérios da Saúde, da Educação e da Cultura, a rede é considerada a maior do mundo na integração de Hospitais Universitários e de Ensino, com cerca de 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.

A Rute é para o Brasil, um país de Todos.

5 comentários:

Beth, passei para desejar um 2013 maravilhoso, com saúde, paz, amor e alegrias! Um abraço!

Oi Bia,
Obrigada pelo carinho.
Desejo a ti e aos teus, Um Ano Novo com 365 dias repletos de paz, saúde e amor.
Grande beijo.
Valeu!

Oi Beth!
Andava numa saudade enorme de você!
Pois, como estou estudando(de novo)tou fora da rede por um tempo, mas assim que concluir retomo a conectividade.
Quero te desejar uma bela entrada de ano, além de muita saúde, tá bem?!
Até mais...

Edson querido,
A recíproca é verdadeira.
Ta bem sim. rsrsrs
Beijo grande.

Gostei de saber da Rute. rsrs
Espero que nossa cidade esteja integrada a esse programa, pois temos professores médicos fantásticos aqui (atuam principalmente na Santa Casa de MIsericordia).
Desejo um super 2013 pra você.
Ah, já estou lendo Os filhos dos dias e amando.
beijos

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar