Menu Principal

Revista Marie Claire: O Bolsa Família e a revolução feminista no sertão

2
E que revolução!

A antropóloga Walquiria Domingues Leão Rêgo testemunhou, nos últimos cinco anos, a uma mudança de comportamento nas áreas mais pobres e, talvez, machistas do Brasil. O dinheiro do Bolsa Família trouxe poder de escolha às mulheres. 

Elas agora decidem desde a lista do supermercado até o pedido de divórcio
Uma revolução está em curso. Silencioso e lento - 52 anos depois da criação da pílula anticoncepcional - o feminismo começa a tomar forma nos rincões mais pobres e, possivelmente, mais machistas do Brasil. 


O interior do Piauí, o litoral de Alagoas, o Vale do Jequitinhonha, em Minas, o interior do Maranhão e a periferia de São Luís são o cenário desse movimento.

*****


Quem o descreve é a antropóloga Walquiria Domingues Leão Rêgo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nos últimos cinco anos, Walquiria acompanhou, ano a ano, as mudanças na vida de mais de cem mulheres, todas beneficiárias do Bolsa Família. Foi às áreas mais isoladas, contando apenas com os próprios recursos, para fazer um exercício raro: ouvir da boca dessas mulheres como a vida delas havia (ou não) mudado depois da criação do programa.

A revista adiantou parte das conclusões de Walquiria. A pesquisa completa será contada em um livro, a ser lançado ainda este ano.

2 comentários:

Oi Beth, poxa, não pensei que o "bolsa família"fosse fazer toda essa mudança de comportamento....realmente interessante....abçs

Oi Ana,
Está provado: Não é esmola. È um direito.
O programa realmente tem mudado realidades, melhorando a vida de mulheres e crianças – especialmente, e introduzindo novos conceitos e derrubando mitos, por esse Brasil a fora...
O mais importante é que no momento em que as pessoas se tornam empreendedoras são desligadas automaticamente do sistema, já que há uma interligação com outros (Caixa, Receita, INSS e MT).
E o fantástico! As crianças ficam onde devem fica: na escola.
Um abraço e grata pela travessia.
Tenha um excelente inicio de semana.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar