Menu Principal

Houve Ditadura e Golpe Militar no Brasil. Afirmou a Globo

4
E foi...
Finalmente as palavras certas para noticiar fatos concretos

Ontem, pela primeira vez, e em pleno Jornal Nacional, a Rede Globo de Televisão usou as palavras certas para noticiar fatos concretos ocorridos na história recente do Brasil.

Ao noticiar as informações da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que ela mesma tentou boicotar em diversas ocasiões, finalmente a Globo admitiu explicitamente que houve Golpe Militar e Ditadura. 

Os reacionários de direita e apaixonados pela emissora devem ter ficado irados.

*******
Quase 50 mil pessoas foram, de alguma forma, afetadas e tiveram os direitos civis violados pela repressão durante a ditadura militar. O número inclui presos, exilados, torturados, mas também familiares que perderam algum parente nas ações durante o período de 1964 a 1985, além de pessoas que sofreram algum tipo de perseguição, segundo os levantamentos realizados pela Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Segundo o coordenador da CNV, estima-se que até o momento a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e que fez centenas de entrevistas com pessoas envolvidas no processo. O trabalho de levantamento e pesquisa deve continuar até o final de 2013, quando então a comissão deverá ter o esqueleto do relatório final em mãos.

“O relatório tem que estar nas mãos da presidenta da República até dia 16 de maio. Em princípio, acordamos entre nós que até dezembro a grande minuta do relatório tem que estar pronta”, afirmou o coordenador.

Recentemente, a Comissão Nacional da Verdade recebeu da Petrobras mais de 400 rolos de microfilmes, além de microfichas e documentos textuais. O material, de acordo com a CNV, ajudará a entender como o regime militar monitorava os trabalhadores da empresa, e como financiava outras ações a mando dos militares.

E agora Estadão [O Estado de São Paulo]? Como fica a sua Ditabranda?

4 comentários:

Não consegui achar o link de uma matéria que li em Dezembro sobre a Globo e uma tal "supremocracia". Fica este outro para você dar uma olhada - http://www.esmaelmorais.com.br/2012/12/confirmado-o-globo-quer-uma-nova-ditadura-no-brasil/
Nada é por acaso!!
Beijus,

Beth;

Quero ver "a cara" dos militares que dizem: "Revolução de 64". Tadinhas das crianças que estudam nas escolas militares.

Oi Luma,
Obrigada pela atenção.
Creio que está na hora de fazer uma faxina no Travessia. Coisas estranhas estão acontecendo... Também não encontrei o link. Desculpe-me.
Sim nada é por acaso. Eu já havia lido a matéria. Fiquei tão indignada que resolvi abstrair.
Sabe, o fato de viver por aqui bem pertinho dos Três Poderes e não ter “poder” de interferir é muito louco. Então, às vezes, para preservar a minha sanidade mental abstraio algumas coisas.
Guardarei o link porque com certeza me será útil em algum momento.
Valeu!
Ah, Sim eu amo uma música boa, e uma boa música. Rsrsrs
Também sou apaixonada pela Alberta.
Fui!!!

Oi Deia,
Os militares com a ajuda dos empresários e da mídia cunharam este termo para angariar apoio popular. Conseguiram por um longo tempo...
Hoje até os mais conservadores como Jarbas Passarinho já deslizam e de vez em quando admitem o termo ditadura.
Sobre as crianças, hoje temos duas grandes aliadas: a internet e a democracia. Bom não?!
Portanto não dá mais para esconder ou jogar a história na vala, como eles, os militares jogavam as pessoas.
Obrigada pela presença constante.
Beijão e tudo de bom.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar