Menu Principal

Arquivo Nacional expõe documentos brasileiros reconhecidos pela Unesco

1
Rio de Janeiro - Quarenta e cinco acervos brasileiros que integram o programa Memória do Mundo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) serão exibidos a partir desta terça-feira (26) em uma exposição com entrada franca no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A mostra Arquivos do Brasil: Memória do Mundo comemora os 20 anos de existência do programa, criado pela Unesco para reconhecer como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional.

Os acervos brasileiros que estarão em exposição pertencem a diversas instituições, além do próprio Arquivo Nacional. O clássico filme Limite, de Mário Peixoto, sob responsabilidade da Fundação Cinemateca Brasileira, com sede em São Paulo, os manuscritos musicais de Carlos Gomes, da Fundação Biblioteca Nacional, e o Diário de Viagens do imperador dom Pedro II, do Museu Imperial, de Petrópolis, são alguns exemplos de acervos reconhecidos pelo Programa Memória do Mundo.

Entre os que pertencem ao Arquivo Nacional, serão expostos, em vitrines climatizadas, os originais de dois documentos de importância fundamental para a história do Brasil: a Lei Áurea e a sentença dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira. Com exceção de quatro filmes editados a partir dos originais, os acervos de outras instituições estão reproduzidos na mostra em cerca de 400 imagens, montadas em painéis, distribuídos por nove módulos.

1 Comentário:

Se morasse no Rio iria a esta exposição...

Obrigada!


um beijo

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar