Menu Principal

O Brasil é uma "cachaça"

0
E a Cachaça é do Brasil.

Finalmente, e após uma longa batalha, a cachaça fabricada no Brasil é reconhecida. Para se chamar cachaça nos EUA, o produto terá obrigatoriamente ter origem brasileira constatada e estar de acordo com padrões oficiais de identidade e qualidade. 

Em troca, o governo brasileiro, conforme entendimento previamente definido entre os dois países, terá 30 dias para formalizar o reconhecimento do Bourbon e do Tennessee Whisky, produtos norte-americanos.

Para os produtores e exportadores brasileiros o reconhecimento é importante porque evitará que a cachaça torne-se mais um destilado genérico como a Vodca e o Rum, produzidos em todo o mundo. 

A exclusividade dada para a origem brasileira, juntamente com a obrigação das cachaças vendidas nos EUA estarem conforme os padrões oficiais brasileiros de identidade e qualidade, disciplina o perfil da nova categoria entre os destilados, que no futuro deverá se formar naquele mercado. 


Nascida no Brasil no século XVI, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o sucesso nos EUA ajudará a expansão da cachaça em todo o mundo.

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi feita consulta pública para ouvir a população sobre o controle de envelhecimento da cachaça artesanal. Uma das principais etapas para a qualidade do produto é o envelhecimento. Para valorizar ainda mais esse produto, tipicamente brasileiro, serão estabelecidas regras para que a cachaça envelheça com qualidade.   

Obtida pela destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, a cachaça virou marca do Brasil no exterior. No país, são produzidos por ano cerca de 1,5 bilhão de cachaça - a maioria em destilarias e uma parte de fabricação artesanal, em pequenos alambiques. São mais de 30 mil produtores e 5 mil marcas.

Para os brasileiros, mesmo aqueles que estão pelo mundo, Brasil é mesmo uma cachaça!

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar