Menu Principal

Saudade da Panair, ou...

2

Comissão Nacional da Verdade investiga perseguição que levou à falência da Panair do Brasil

As causas que levaram à falência da companhia aérea Panair do Brasil, ocorrida em 1965, foram examinadas no dia 23, durante audiência pública da Comissão Nacional da Verdade, que se reuniu pela manhã no teatro Maison de France, no Centro do Rio.

O objetivo da audiência foi colher dados, depoimentos e documentos sobre a empresa que, no entender dos promotores, foi prejudicada pelo regime militar de 1964. O caso vai integrar o relatório da Comissão da Verdade, a ser entregue em maio de 2014 à presidenta Dilma Roussef.

Participam da audiência o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, a coordenadora do grupo de trabalho Golpe de 64, Rosa Cardoso, o representante do Arquivo Nacional Jaime Antunes e o presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous. Também estava na reunião Rodolfo da Rocha Miranda, atual presidente da Panair do Brasil.

A Panair do Brasil tinha capital 100% nacional. A empresa perdeu a licença para voar em 10 de fevereiro de 1965, tendo sido extinta pelas autoridades da época. Foi reabilitada em 1995 e tem como empregados hoje três advogados, que movem três ações indenizatórias.

****
A companhia aérea ficou imortalizada na bela música de Milton Nascimento, cujo título original é Conversando no bar.

Agência Brasil

2 comentários:

A canção que Milton canta é até hoje cantarolada por mim.
Isso na época foi a maior sacanagem das autoridades militares ao meu ver.
Não cheguei a voar por ela, mas, minha família sim.
Abraço

Oi,
Beth,
fazendo uma "travessia", passando, aprendendo...a Panair pra mim, é igual a caviar..."nunca vi (voei), nem ouvi", eu dó ouço falar...ganhou minha admiração e respeito ao saber que 100%do seu capital era nacional. Brigadão por compartilhar..Beijão

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar