Menu Principal

A medicina precisa de especialistas em gente

9
Quando o valor é o do Mercado, a vida não tem Valor.

Para entender: Serviço social obrigatório é quando o Estado escolhe para onde o profissional vai.
 
O médico em treinamento ficará dois anos na atenção básica (Posto de saúde/UPA), na medicina da família, na urgência e emergência (hospital), ligado à instituição pública formadora, bancado pelo dinheiro da população.

A faculdade onde o futuro profissional estuda terá que se aproximar da atenção básica, e lá ele fará o processo de treinamento - na rede de saúde local. Portanto, Não tem nenhuma relação com serviço civil obrigatório.
 
Com serviço social obrigatório de dois anos, espera-se a melhora da formação do profissional, fazendo com que se tornem "especialistas de gente", revalidando assim a sua visão mais geral e integral do paciente.
Entre as áreas prioritárias estão 1.290 municípios de alta vulnerabilidade social, 201 cidades de regiões metropolitanas, 66 cidades com mais de 80 mil habitantes de baixa receita pública per capita e 25 distritos de saúde indígena. De acordo com o Ministério da Saúde, 209 dos municípios prioritários estão no Norte, 1.042 no Nordeste; 45 no Centro-Oeste, além do Distrito Federal; 135 no Sudeste e 125 no Sul. A quantidade de vagas disponíveis só será conhecida a partir da demanda apresentada pelos municípios.

Também foram apresentados dados relativos à criação das 11.500 vagas para graduação e das 12.400 para formação de especialistas (residência médica), que integram outra vertente do Programa Mais Médicos. O Norte vai receber 1.231 vagas de graduação e 1.291 para residência; o Nordeste, 4.237 de graduação e 4.132 de residência; o Centro-Oeste, 1.274 de graduação e 934 de residência; o Sudeste, 3.185 de graduação e 5.177 de residência; e o Sul, 1.520 de graduação e 838 de residência.
 
Ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o governo federal está "muito seguro" da validade jurídica do Programa Mais Médicos. Ele rebateu críticas feitas por entidades médicas, entre elas a relativa à criação do segundo ciclo do curso de medicina, medida que condiciona o recebimento do diploma à atuação, por dois anos.
 
A remuneração mensal será de R$ 10 mil para 40 horas semanais, mais auxílio moradia e alimentação.

9 comentários:

Que me desculpem esses que são contra a contratação de médicos prá atender a população mais carente. Que devem existir mais condições em postos e hospitais todo mundo sabe, agora eu quero saber quem é que vai cuidar daquelas pessoas que moram lá nos cafundós do judas, alguem quer ir lá? pro meio da pobreza? Alguem quer sair do conforto da cidade grande pra ir lá pra onde judas perdeu as botas? Diante de tudo isto que está acontecendo vejo uma criancinha no útero da mãe prestes a ser abortada. Ela lá e um montão de gente decidindo sobre a sua vida. Que falta de solidariedade e fraternidade humana estamos presenciando!

Olá, Beth tudo bem?
Sou Silvânia, esposa do escultor Jota Vieira, percebi que vc está participando do sorteio no blog, mas você não preencheu o formulario com seu nome e e-mail, este formulario é importante pra gerar o num do google drive, é com este num que vc concorre.
Agradeço desde já sua participação e carinho pelo trabalho do meu esposo.

Excelente matéria, realmente o BRASIL , de um modo geral, necessita demais de profissionais da area saúde.
Planos de saude rj

Oi Silvania,
Obrigada pelo alerta.
Farei o mais breve possível.
Um abraço.

Olá Planos,
Obrigada pela visita e comentários.
Um abraço.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar