Menu Principal

Crux, Crucis, Crucifixus

4
A força da simbologia.

Em pleno Rio de Janeiro, na quase esquina da Avenida rio Branco com a Presidente Vargas fica o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

E é exatamente nesse espaço que pode ser vista a exposição “Crux, Crucis, Crucifixus – O Universo Simbólico da Cruz”, que pretende contar a história desse ícone e símbolo sagrado, mostrando que ele transcende ao aspecto religioso.

A Mostra que será vista pelo público compreende 150 cruzes, santos, relicários e oratórios dos séculos 18 e 19, em diferentes estilos, técnicas, materiais e origens. Todo o acervo pertence ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, um dos mais importantes do gênero no país.

A cruz da história brasileira que carregamos até hoje
 
De acordo com a curadora da exposição, em entrevista à Agência Brasil, a mostra tem duas vertentes: uma histórica e outra estética. “A história do Brasil está desde o início marcada pela presença da cruz. O primeiro nome do país foi Ilha de Vera Cruz, e depois Terra de Santa Cruz. Só em 1527 é passamos a ter o nome de Brasil".

Ainda segundo ela, no processo de colonização portuguesa do Brasil, as cruzes continuaram no punhal das espadas, no peito das armaduras, nos brasões, estandartes, joias, monogramas bordados, livros e nas plantas dos edifícios.

Em relação à vertente estética, a mostra se destaca pelas características do acervo do Museu de Arte Sacra da capital paulista. “Diferentemente dos barrocos mineiro, nordestino e do Rio de Janeiro, mais luxuosos e pomposos, o de São Paulo é marcado pela simplicidade. O estado era muito pobre no século 18. Só entrou no circuito econômico do país a partir do final do século 19, com o desenvolvimento do café”, explicou.

O Universo Simbólico da Cruz ficará em exposição até o dia 23 de setembro, e poderá ser visitada de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.

A entrada é gratuita.
*****

O CCBB-Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro da cidade.

4 comentários:

Oi, Beth!
Vemos a cruz desde criança, pelo menos esse é o meu caso :) E nunca pensei nela historicamente em relação ao Brasil. Muito interessante essa exposição e quando for ao Rio, vou procurar por ela.
Bom fim de semana!!
Beijus,

Parabéns pelo texto, sempre trazendo um pouco de você em suas mensagens.
Abraços

Oi Luma,
Vá sim, por mim também, já que estarei por aí no final do ano.rsrs
É um dos símbolos da história da nossa civilização
cristã,
judaica,
ocidental.
Beijão Luma.
Boa semana para ti.

Oi Izabel,
Obrigada!
Um bom inicio de semana para ti.
Um abração.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar