Menu Principal

No reino do medo, a saída foi manter a mentira...

4
Hoje é o Dia contra a Tortura.

Por trágica ironia, a ditadura militar do Uruguai nasceu no dia seguinte, em 1973, e transformou o país inteiro numa grande câmara de torturas.

Os suplícios serviam pouco ou nada para arrancar informações, mas eram muito úteis para semear o medo, e o medo obrigou os uruguaios a viver calando ou mentindo.

No exílio, recebi uma carta anônima: 

-É foda mentir, e é foda se acostumar a mentir.
Mas pior que mentir é ensinar a mentir.
E... Eu tenho três filhos...

****

Por isso, somos todos culpados...

O Directorium Inquisitorium, publicado pela Santa Inquisição no século XIV, difundiu as regras do suplício. E a mais importante ordenava:

"Será torturado o acusado que vacile em suas respostas".

(Os Filhos dos Dias)

4 comentários:

E até hoje as barbáries acontece em nosso mundo, mesmo sem que vejamos e saibamos.
Muito bom mesmo, obrigado por compartilhar.
Abraço

Oi Beth.
As torturas continuam, nós é que muitas vezes não tomamos conhecimento ou são feitas de forma diferente. Deixar um povo à mercê da fome, da saúde precária, etc... ou como em outros países com dirigentes tiranos que se escondem atrás de uma máscara de simpatia e sorrisos largos e se metem em todos os países, criando e alimentando ditadores, para depois posarem de "mocinhos" e heróis, salvadores das Pátrias que eles mesmos ajudaram a destruir.
Bjs
Lúcia

Oi Beth

Penso que infelizmente a humanidade sempre teve e sempre terá os seus porões, as suas ferramentas de torturas. O que muda é forma como são feitas e quem são os torturadores.

Impor poder pelo medo e pela força é algo que o homem conhece bem. Ainda sim não se pode calar, não se pode facilitar as coisas para os torturadores sejam eles quem forem.

Um beijo

Em toda a nossa existência sempre existiu essa imposição de idéias,e de torturas!!!As marcas das torturas continuam,e ninguém sabe em qual esquina ela pode se encontrar...
bj

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar