Menu Principal

Projeto destaca a contribuição de Ariano Suassuna para cultura brasileira

0
Desde de terça-feira (3), o projeto Ariano Suassuna – Arte como Missão, que, depois de passar por Brasília e Fortaleza, terá sua versão carioca exibida até o próximo dia 18.

O projeto, que será levado também a mais quatro capitais – Recife, Salvador, Curitiba e São Paulo – tem como foco ressaltar a contribuição à cultura brasileira do romancista, dramaturgo, ensaísta e poeta paraibano, de 86 anos de idade e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ariano Suassuna é autor de peças teatrais como O Auto da Compadecida – encenada várias vezes no teatro e adaptada para a TV e o cinema por Guel Arraes –, do romance A Pedra do Reino (também levado à televisão, por Luiz Fernando Carvalho), e de várias outras obras.

Tendo sempre como protagonista a cultura popular brasileira, em especial a nordestina, Ariano Suassuna construiu uma obra de alcance universal, já traduzida para sete idiomas. “Ele é o principal escritor em atividade no país, pela contribuição do conjunto de sua obra à literatura e à cultura brasileiras”, destaca o produtor cultural Elias Sabbag, um dos idealizadores do projeto, juntamente com Marcos Azevedo.

Além de uma aula-espetáculo com Ariano Suassuna neste sábado, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, centro da cidade, o projeto abrange um ciclo de filmes, neste fim de semana, e uma exposição inédita de fotos de Alexandre Nóbrega, que foi aberta no domingo (4) e termina no dia 18. Esses dois eventos, também com entrada franca, ocorrem na Caixa Cultural, no centro do Rio.
   
A mostra de cinema reúne oito títulos nas categorias ficção e documentário. A lista vai desde O Auto da Compadecida, dirigido por Guel Arraes, e o documentário O Sertãomundo de Suassuna, de Douglas Machado, até produções adaptadas originalmente para a televisão, como A Pedra do Reino, A Farsa da Boa Preguiça e O Santo e a Porca.

A exposição fotográfica é fruto da convivência do artista plástico e fotógrafo Alexandre Nóbrega com o escritor, em viagens pelo Brasil. São imagens que revelam momentos descontraídos, como o escritor lendo um livro, deitado no saguão de um aeroporto à espera de um voo atrasado, descansando em sua casa no Recife ou em andanças pelo interior nordestino.

O público pode visitar a mostra de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no centro do Rio.

Agência Brasil

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar