Menu Principal

A Troika obriga a mais antiga universidade da Grécia suspende as atividades

2
A instituição explica que os cortes no setor público impostos pela troika não permitem assegurar quaisquer atividades acadêmicas. 

Universidade mais antiga da Grécia, a Universidade Nacional e Capodistriana de Atenas - fundada em 1837 - decidiu suspender a sua atividade "perante a incapacidade de educar, investigar e gerir" a maior universidade da capital do país, com 125 mil estudantes e dois mil professores.

A universidade declarou-se "incapaz de matricular novos alunos, celebrar exames, entregar diplomas e, em geral, de qualquer atividade acadêmica".

A histórica Universidade Politécnica de Atenas, um símbolo de resistência contra a ditadura militar que vigorou entre 1967-73, tomou a mesma decisão.

Mobilidade especial

O motivo para a drástica medida foi o ministério da Educação grego ter incluído mais de um terço do pessoal administrativo de ambas as universidades no plano de mobilidade especial, medida acordada com a troika no âmbito do apoio financeiro internacional.

Este plano de mobilidade estabelece como meta a colocação de 25 mil funcionários públicos neste regime, com um corte de 25% do salário até que encontrem novo emprego no prazo de oito meses. Se não encontrarem trabalho até lá, serão despedidos.

Enqunto isso...

....No Brasil, mesmo com dificuldades financeiras históricas, as universidades publicas estão em plena efervescência, para o desespero dos políticos neo liberais, especialmente os do PSDB.. 

Fonte: Esquerda.net 

2 comentários:

É, resultado da beleza de capitalismo selvagem.
Quem diria que a Grécia, berço da civilização ocidental iria chegar a esse ponto. tsk tsk
Lamentável.
beijocas

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar