Menu Principal

De volta pra casa

3
Fluxo de imigrantes na Grande São Paulo cai.
 
Embora haja continuidade dos mesmos fluxos migratórios do século 19 e 20, a nova face da imigração a São Paulo é o retorno”, avalia Rosana Baeninger, professora da Unicamp e pesquisadora do Nepo (Núcleo de Estudos de População).

A demógrafa afirma que, segundo dados do Censo 2010, cerca de 2,3 milhões de migrantes se mudaram para São Paulo entre 2000 e 2010 ao mesmo tempo em que 1,8 milhão deixaram a região metropolitana no período.
 
Sessenta por cento daqueles que saíram de São Paulo são migrantes de retorno [que estão voltando a suas regiões de origem] e 40% são, em geral, filhos de imigrantes”, diz. “São Paulo se tornou área de rotatividade migratória.

Quem foi que melhorou a vida do nordestino no Nordeste nos últimos dez anos ?

Desenvolver o Brasil, especialmente as áreas mais pobres – Nordeste e Norte – e reduzir o tamanho de São Paulo.

*****
Paulo Henrique Amorim

3 comentários:

É de se esperar que os retornos da região sudeste seja visto a olho nu, pois São Paulo e Rio de Janeiro não oferece mais nada de bom para os imigrantes nordestinos, a não ser confronto com a polícia e quebra quebra.
Abraço

Acredito que eles mesmos. Ao se conscientizar que a maré não está pra peixe.Por ser um povo inteligente e batalhador, terminam encontrando alternativas bem mais humanas de sobrevivência nas suas terras de onde nunca deveriam ter saido.

Lu e Maria,
Obrigada pelos comentários, que concordo.
Um abração!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar