Menu Principal

Programa Mais Médicos já atinge 3,5 milhões de brasileiros

2
O número poderia ser ainda maior, afirma o Ministério da Saúde, caso os conselhos regionais não retivessem os registros provisórios dos estrangeiros.

O programa Mais Médicos está garantindo atendimento médico a 3,5 milhões de brasileiros. Os dados são Ministério da Saúde, e apontam que 1.020 profissionais estão atuando no programa lançado em julho pelo governo federal. Entretanto, o número poderia ser ainda maior, caso os conselhos regionais de Medicina liberassem os registros provisórios de 237 estrangeiros que estão sendo retidos para além do tempo legal.

Segundo relatos colhidos em diversas prefeituras, a atuação dos profissionais começa a fazer diferença. Algumas cidades já conseguiram dobrar o atendimento com a chegada dos médicos. A expectativa é que o total de profissionais atendendo nas regiões que mais precisam aumente progressivamente.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, mais 2.597 médicos/médicas, estrangeiros e brasileiros, estão em treinamento na segunda fase do Mais Médicos. O desafio agora é garantir que os Conselhos de Medicina não atrasem o início de sua atuação, e ampliar o atendimento médico para 13,3 milhões de brasileiros.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou proposta de Medida Provisória (MP) do Mais Médicos, o que porá fim ao boicote das entidades médicas, e permitirá que os registros sejam concedidos pelo próprio Ministério da Saúde. A mudança ainda precisa ser aprovada pelo Senado para começar a valer.

Como esperado, o DEM e o PSDB obstruíram a votação, em defesa dos interesses corporativos das entidades médicas. Os deputados da bancada ruralista também se recusaram a votar a matéria, exigindo a criação da comissão que analisará a demarcação de terras indígenas.

Os números do Mais Médicos

Dos 1.020 profissionais já em atividade pelo Mais Médicos, 577 se formaram no Brasil e 443 no exterior. O Nordeste concentra o maior número de pessoas beneficiadas pelo programa: 1,4 milhão. Do total de médicos em atividade, 40% estão alocados nos estados da região, com destaque para Bahia e Ceará que, juntos, reúnem 205 profissionais, com capacidade para cobrir mais de 707 mil pessoas.

No Norte, o programa atinge cerca de 740 mil pessoas, com a atuação de 20% dos profissionais. No Sudeste, a iniciativa já chega a mais de 585 mil pessoas e, no Sul, a mais de 480 mil, enquanto no Centro-Oeste a população beneficiada é de quase 245 mil.

Os médicos contratados na primeira etapa do programa estão alocados em 577 municípios e 17 distritos sanitários indígenas: 71% dos locais atendidos ficam no interior do país. Do total de locais atendidos, 423 são cidades com 20% ou mais de sua população em situação de extrema pobreza, além de regiões indígenas. As demais áreas atendidas são periferias de 20 capitais e 151 regiões metropolitanas.

Quem venham Mais Médicos.

*****
Dados: MS.

2 comentários:

Ontem à noite o Senado aprovou.
Agora todos que necessitam de assistência à saúde terão seus diretos assegurados, como deve ser.
Uma vitória contra ao mercantilismo médico.

É lamentável, que pra se conseguir alguma coisa o pobre tenha que passar por tantas amarguras. Mas como somos um povo forte ainda guardamos no peito: a esperança é a última que morre.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar