Menu Principal

A pérola, a coroa, o sal

2
Winston Churchill havia avisado:

-"É alarmante e nauseabundo ver esse senhor chamado de Gandhi, esse maligno e fanático subversivo... A verdade é que cedo ou tarde teremos que enfrentá-lo, enfrentarmos ele e todos os que o apoiam, finalmente esmagá-los. Na serve para nada tentar acalmar o tigre dando a ele comida de gato. E não temos a menor intenção de abandonar a mais brilhante pérola da nossa coroa, glória e poder do Império Britânico".

Mas, alguns anos depois, a pérola abandonou a coroa. No dia 15 de agosto de 1947, a Índia conquistou a sua independência.

O duro caminho rumo à liberdade tinha se aberto em 1930, quando Mahatma Gandhi, esquálido, quase, chegou a uma praia do oceano Índico.

Era a marcha do Sal. 
Eram poucos, pouquinhos, quando a marcha partiu, mas uma multidão chegou ao destino.

E cada um pegou um punhado de sal e levou à boca, e assim cada um deles violou a lei britânica, que proibia que os hindus comessem o sal do seu próprio país.
*****
(Os Filhos dos Dias)

2 comentários:

Olá Beth!
Está mais do que provado que a sabedoria de um homem pode conquistar multidões, cidades e até países. E Mahatma Gandhi, foi um desses homens. E pela grandeza de sua alma em pregar a paz permaneceu na coroa dos corações daqueles que acreditam nas possibilidades de um mundo melhor: sem fome e sem guerras.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar