Menu Principal

Ela voltou

0
Michelle Bachelet, de orientação socialista, assumirá pela segunda vez a presidência do Chile, depois de obter uma vitória esmagadora sobre a adversária conservadora Evelyn Matthei. Para os observadores, o resultado mostrou o apoio popular a uma ambiciosa agenda de reformas, que pretende diminuir o abismo entre ricos e pobres no país.

Com 62,2% dos votos no segundo turno, Bachelet, de 62 anos, alcançou a maior percentagem de votos já dada a um candidato desde o retorno à democracia, em 1990. Matthei teve 37,8% dos votos, numa eleição com baixa participação eleitoral. Dos 13,3 milhões de eleitores, somente 42% compareceram às urnas.

"Esta não é uma vitória pessoal, mas o triunfo de um sonho coletivo", afirmou Bachelet na noite após as eleições, ontem, dia 15/12. Nem mesmo a metade dos votos havia sido contada quando Matthei reconheceu a derrota, tão clara era a vantagem de Bachelet.

Bachelet, que assumirá a presidência em 11 de março, será também a primeira mulher a governar o Chile pela segunda vez desde a era Pinochet. No entanto, a vitória da socialista não deverá representar uma guinada radical à esquerda na sexta economia da América Latina.

Mas, com certeza, é uma grande vitória para a maioria do povo chileno.
E também de Salvador Allende, mesmo depois de morto, assassinado que foi, em um golpe de Estado dado pelos militares.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar