Menu Principal

O sonho de Malcolm

3
Morreu há exatamente 49 anos.

Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido como Malcolm X, foi um dos maiores defensores dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. 

Escritor e orador apaixonado, Malcolm escreveu a mensagem Grass Roots, a mais importante da sua curta vida, e a proferiu em 10 de novembro de 1963, durante a Northern Negro Grass Roots Leadership Conference, na Igreja Batista Rei Salomão de Detroit, Michigan. Em sua fala, Malcolm descreve a diferença entre a "revolução Black" e a "revolução do Negro", acentuando o contraste entre o "negro da casa" e o "negro do campo" durante a escravidão africana e nos tempos contemporâneos, criticando a Marcha sobre Washington, naquele ano.

A preleção a Gross Rooth ficou ranqueada em 91º lugar dentre os 100 maiores discursos estadunidenses do século XX, numa pesquisa feita entre 137 estudiosos do país.

Patrocinado pela irmã Ella, Malcolm viajou para Meca com o objetivo de conhecer melhor o Islã. Ao voltar da viagem, estava para iniciar uma nova fase em sua vida. 

Em uma entrevista coletiva, perguntaram-lhe: “Você ainda acredita que os brancos são demônios?” E ele respondeu: “Os brancos são seres humanos na medida em que isto for confirmado em suas atitudes em relação aos negros”.

Movido por suas novas ideias, Malcolm fundou a Organização da Unidade Afro-Americana: grupo não religioso e não sectário – criado para unir os afro-americanos. Mas, em 21 de fevereiro de 1965, na sede de sua organização, Malcolm recebeu 16 tiros de balas de calibre 38 e 45 no coração. 

Foi assassinado – com apenas 39 anos – em frente de sua esposa, que estava grávida, e de suas quatro filhas, por três membros da Nação do Islão, a quem havia apoiado, e depois rompido.

*****

No Harlem, há uma rua com o seu nome.


Para quem desejar conhecer mais sobre Malcolm X, há um filme biográfico. O ativista é interpretado pelo maravilhoso ator Denzel Washington.

3 comentários:

Realmente muitas histórias e muito sangue rolaram e ainda rolam quando se fala da igualdade que deve existir entre os homens em todo o universo. Os seres teimam em querer mudar uma Lei Irrevogável que são as Leis Divinas. Muitos foram os emissários da paz que vieram para conduzir os homens ao caminho do entendimento e da razão. Infelizmente o mundo caminha a passos largos por estradas criadas pelo proprio homem. Não existe lugar para brotar a semente que Deus plantou no coração de todas as criaturas "a semente do amor" (minha opinião)Já é tarde, vemos e colhemos os frutos da ignorância e da impiedade.

É por essas e outras que tenho desconfiança e, prefiro ficar longe dos que praticam a religião Islamita.
Tô fora.
Abraço

Muito Triste Beth a forma como foi encerrada a vida desse grande homem que foi o Malcom.

Mas creio que apesar de ter desaparecido ainda tão jovem,sua curta vida foi uma trabalho majestoso de grande força,cujo legado fez e faz a diferença no mundo.

Infelizmente é por causa desse conceitos preconcebidos e enraizados dentro de certas religiões que alavanca o acto da violência na humanidade.

A resposta dele na citada entrevista deveras foi marcante, quando perguntaram-lhe:

“Você ainda acredita que os brancos são demônios?”
E ele respondeu:
“Os brancos são seres humanos na medida em que isto for confirmado em suas atitudes em relação aos negros”.

Grande homem...

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar