Menu Principal

Um jornal sem jornalistas, com 87 milhões de visitantes e 17 milhões de compartilhamentos

4
Upworthy, o site de maior crescimento na historia da internet, se faz sem jornalistas.

Lançado em 2012, atingiu, em novembro de 2013, 87 milhões de visitantes.

Upworthy, o site de maior crescimento na historia da internet, se faz sem jornalistas

Lançado em marco de 2012, ele atingiu, em novembro do ano passado, 87 milhões de visitantes únicos, quase três vezes mais do que o site do New York Times, e gerou 17 milhões de compartilhamentos no Facebook, publicando apenas 225 artigos.

Para se ter uma comparação, um site como Yahoo coloca, mensalmente, 115 mil artigos e gera menos de 4 milhões de compartilhamentos. A equipe do site, que não conta com nenhum jornalista busca na Internet conteúdos que ela julga interessantes. O objetivo, segundo um dos seus diretores, é “ajudar as pessoas a encontrar conteúdos sérios mas divertidos”. 

Eles consideram que vale mais a pena menos conteúdos de boa qualidade do que bombardear o publico com milhares de artigos de má qualidade. A estrutura dos textos do Upworthy é sempre a mesma: duas frases curtas, do tipo: “Nós não ouvimos devidamente a voz do ameríndios. Eis a mensagem edificange de um deles.” Eles pretendem fazer com que as pessoas se interessem por temas importantes.

Um autor conhecido sobre os circuitos de internet, Johan Berger, lista 6 princípios que tornariam um texto um viral: o valor social, a facilidade de memorização, a ressonância afetiva, a possibilidade de observação (o fato de que se trata de um tema evidente para todos), a utilidade e o estilo narrativo.

Upworthy se vale do papel chave da viralidade para a difusão das informações. Eles consideram que cada vez menos pessoas leem uma história se ela não está postada por alguém em alguma das redes sociais. 

As historias se tornam populares se as pessoas as compartilham no Facebook, no Twitter ou em alguma outra das redes sociais.

*****
Emir Sader

4 comentários:

Como a sua que, estou "espalhando" como vc. diz rsrsr.
Bjs e obrigada por compartilhar.

Olá Beth! por essas e outras razões as sugestões são valiosas e vamos espalhar conteudos que vale a pena e vamos tambem praticar a gentileza gera gentileza, assim como fazemos. Desse modo todo mundo sai ganhando. Não somos um Upworthy,mas damos os nossos pulos. Abraços

Não conhecia, mas puxa só 2 frases e fazem sucesso.
Achava que um conteúdo de qualidade precisaria de um texto e não apenas 2 frases. obrigada pela dica. Bjos Va.
http://justva.blogspot.com.br/

Gostei de seu blog, sempre que posso tou aqui me atualizando, Bjss

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar