Menu Principal

Conta do twitter, “A Minha Empregada”, denuncia preconceito e agressões

3
Conta no twitter denuncia o racismo, a xenofobia e as humilhações sofridas por empregadas domésticas e mostra as veias abertas da sociedade brasileira

*****

A conta do twitter “A Minha Empregada” tem gerado polêmica na internet ao revelar algo que muitos tentam baixar os olhos: as agressões às empregadas domésticas no Brasil. Os relatos retuitados fazem com que a máscara de pretensa familiaridade na relação entre patroa e empregada das novelas da Globo caia. Muitos vão dizer que isso são casos isolados, mas o simples fato destes tipos de “brincadeiras” serem socialmente aceitas em certos meios já mostra o quanto este discurso está entranhado na sociedade brasileira.

A contratação de trabalhadores domésticos em larga escala é consequência do atraso social de um país. O fato de que existem pessoas que ganham o suficiente para que outra pessoa faça o serviço que ela própria poderia fazer demonstra o abismo da desigualdade social de uma nação. A proporção da existência deste tipo de trabalho se dá na medida que houver, de um lado, um excedente de mão-de-obra desempregada e sem qualificação para outros tipos de serviço, e de outro, uma classe que ganha o suficiente para comprar a força de trabalho de outra pessoa.

E a força de trabalho a ser comprada nesses casos é sempre a da mulher. Isso decorre de uma das mais graves consequências do machismo em nossa sociedade: a delegação dos trabalhos mais mal-remunerados ao sexo feminino. Sob as falácias sociais de que a mulher não pode desenvolver outras atividades mais “pesadas” (como se o trabalho doméstico fosse “leve”) e de que o trabalho doméstico é "coisa de mulher", a muitas mulheres sem qualificação profissional só sobra o serviço doméstico. E isso é um problema não porque o trabalho doméstico seja indigno, mas porque até pouco tempo atrás estes serviços não gozavam de nenhuma regulamentação legal, o que deixava as trabalhadoras sem garantia alguma. 

E essa desregulamentação do serviço doméstico é herança do escravismo e do patriarcado. Achar o serviço doméstico "menor" que os outros; achar que a patroa faz um "favor" ao oferecer um cômodo na casa para a empregada; afirmar que não é possível contar as horas de trabalho da empregada tal qual outros trabalhos porque ela passa o tempo entre uma atividade e outra "descansando"; separar a cozinha das áreas de vivência; ter entradas e elevadores "de serviço"; a preponderância de negras entre as trabalhadoras: tudo isso é herança de nosso escravismo, que incrustou estruturas e visões de mundo sobre o trabalho que estão presentes até hoje. 

As novas leis trabalhistas que asseguram às domésticas direitos que elas nunca tiveram é só um passo diante da longa caminhada rumo a uma sociedade mais igualitária.O Brasil precisa de outros avanços sociais além de leis para que o número de empregadas domésticas decresça e aquelas que continuarem neste serviço tenham melhores remunerações. Mais condições para qualificação profissional, mais seguridade social, salários melhores e menos machismo farão com que menos pessoas tenham no trabalho doméstico sua última opção de sobrevivência. 

*****

Conclusão:  “A Minha Empregada” é herança do escravismo.

Clique para conferir a conta do twitter “A Minha Empregada”.

Fonte: Carta Maior

3 comentários:

Ainda no nosso país estão mascaradas essa prática. Por isso tenho a honra de não ter uma secretária do lar por aqui para que não haja distúrbios e confusão comigo e minha família, pois quando uma família é composta de brancos e negros (como somos)fica má vista perante a sociedade e as trabalhadora domesticas.
Abraço

Oi Beth, triste mas não deixa de ser um trabalho escravo mesmo, a cozinha parece a senzala e os outros cômodos da casa exclusivo ao senhorio, exceto quando a escrava estiver no ofício e olhe lá.

Lê lê lê lê lê...e o tempo da Escrava Isaura continua. Será mesmo que houve abolição da escravatura?

Ótimo artigo, abraço.

Oi Beth, triste mas não deixa de ser um trabalho escravo mesmo, a cozinha parece a senzala e os outros cômodos da casa exclusivo ao senhorio, exceto quando a escrava estiver no ofício e olhe lá.

Lê lê lê lê lê...e o tempo da Escrava Isaura continua. Será mesmo que houve abolição da escravatura?

Ótimo artigo, abraço.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar