Menu Principal

O que é teto para uns, não é um Teto pra outros

0
"Eu não tenho onde morar, é por isso que moro na rua...".

*****
Os sem-teto agora terão Teto.

Não me refiro a teto de aeroporto, mas ao teto referente à moradia.

****

Acordo entre governo federal e movimento dos sem-teto vai materializar mais centenas de milhares de unidades habitacionais para a população de baixa renda.

O MTST, que na semana da abertura da Copa conseguiu mobilizar 12 mil pessoas na porta do Itaquerão, assegurou uma mudança significativa na concepção do Minha Casa, Minha Vida, o maior programa habitacional da história do país.

A Central dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) e União Nacional por Moradia Popular (UNMP) apresentaram propostas que, segundo as entidades, visam aumentar a qualidade de vida dos futuros beneficiários do programa.

Entre elas, a melhoria da qualidade das casas distribuídas, a priorização de áreas em regiões centrais das cidades que facilitem a mobilidade dos trabalhadores, a dotação de infraestrutura básica e equipamentos públicos nos loteamentos e o controle social das obras operadas tanto por movimentos sociais quanto pela iniciativa privada. O governo ficou de analisá-las e marcar nova rodada de diálogo, inclusive com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

*****

O Minha Casa, Minha Vida, que é o maior programa habitacional do país, oferece a famílias com renda de zero a R$ 5 mil subsídios e as melhores condições de crédito para a aquisição da casa própria. Se a família tem rendimento mensal de até R$ 1,6 mil, por exemplo, poderá amortizar o financiamento em 120 parcelas de, no máximo, 5% da renda bruta.

Fases

-Na primeira etapa, ainda no governo do ex-presidente Lula, o programa distribui 1 milhão de moradias. Nesta segunda fase, iniciada no governo Dilma, já foram entregues 1,7 mil unidades e deverá fechar em 2,7 mil casas até o final do ano.

-Para a terceira etapa, que deverá ser lançada ainda este mês ma meta mínima de 3 milhões de unidades, mas com a expectativa de chegar a 4 milhões.

Outras conquistas

No acordo firmado com o MTST, o governo federal também se comprometeu a solucionar o problema daquela que se tornou o principal símbolo do movimento por moradia e contra a realização da copa do mundo no Brasil: a ocupação batizada de “Copa do Povo”, no entorno do recém-inaugurado estádio do Itaquerão, em São Paulo.

*****
Fonte: MDS/EBC

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar