Menu Principal

Um ano com Mais Médicos e 25% da população brasileira atendida

0
O programa Mais Médicos completou um ano na terça-feira, dia 8.

Hoje, 25% da população brasileira é atendida pelo programa.

Desde a implantação a média de atendimentos clínicos no País aumentou 35%. 

Hoje, são cerca de 14 mil médicos participantes, entre brasileiros e estrangeiros que atendem a 51 milhões de pessoas. Os profissionais foram enviados para comunidades que estavam a quilômetros de distância de consultórios – e ainda mais afastadas de uma cultura preventiva de saúde.

*****
A médica cubana Irianna Ramadan, lotada no município de Águas Lindas de Goiás (GO), distante 50 quilômetros de Brasília, afirma que “além de curar, nossa missão é mudar hábitos e estilos de vida. A gente só torna uma família mais saudável se entrar casa adentro”.

A cidade goiana é apenas uma das 3.819 atendidas pelo programa em todo País. O número representa 100% dos municípios que solicitaram o recebimento de médicos ao governo federal. Há 12 meses, o Ministério da Saúde (MS) calculava que 700 cidades brasileiras não tinham nenhum médico. A atenção na saúde básica está refletindo, também, em outras etapas do atendimento. O encaminhamento de casos a hospitais, por exemplo, caiu em 20%, demostrando que quando o problema de saúde é tratado na base, a doença também é tratada no seu início.

O que significa que é possível controlá-las e até curá-las, desafogando assim os hospitais e os serviços de urgência”.

Irianna explica a eficiência desse atendimento na prática. “Esse posto abriu quando eu cheguei na cidade. No início, era tanta gente que ficava lotado, nós não conseguíamos nem atender”, contou. “Agora você não vê mais fila aqui na porta”, completa a médica.

Ela foi uma das primeiras médicas estrangeiras a chegar no País e sofreu, no início, com a desconfiança de alguns colegas de profissão brasileiros que tinham medo de perder postos de trabalho. “Todos os meus conterrâneos foram heróis ao enfrentar o preconceito. 

*****

Não viemos roubar emprego, viemos fazer o trabalho que não tinha quem fizesse – e que não podia esperar”, enfatizou.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar