Menu Principal

Exílio e Canções

0
Estréia amanhã, dia 10 de setembro, às 23h, a série Exílio e Canções.


O programa, apresentado pelo cantor Sérgio Britto do grupo Titãs, vai mostrar um caminho de lembranças e histórias de exilados e filhos de personagens ilustres que passaram por tais momentos. Arte, música, literatura, vivências pessoais e diferenças culturais são discutidas a partir dessas experiências. Com leveza, sem deixar de lado a questão política.

Exílio e Canções traz informação com viés diferenciado em seis episódios, e um grande especial, somente com músicas que marcaram a vida dos convidados no exílio, todas interpretadas por Sérgio Britto.

*****

Em 1964, Almino Affonso apareceu em uma lista que suspendia, por 10 anos, os direitos políticos de 102 brasileiros. Depois desse documento, o Ato Institucional Número 1, deu-se a primeira leva de exilados da ditadura militar no Brasil. Almino, que ocupava o cargo de ministro do trabalho no governo deposto, saiu com a família – incluindo o filho, Sérgio Britto - rumo ao Chile.

No programa, Almino narra o encontro com Geraldo Vandré, homenageado por Sérgio Britto, que canta "Pra não dizer que não falei das flores", canção marcou a resistência à ditadura militar.

Em fuga, depois de preso e torturado, Vandré atravessou a fronteira, pela Bolívia, chegou a Santiago e foi direto para a casa de Almino. “Nunca me esqueço daquela música que todos conhecemos, é lindo esse verso, pra não dizer que não falei das flores. Nossa casa era uma embaixada da amizade”, relata Affonso.

Almino e Sérgio relembram momentos que viveram durante o Golpe de Estado de 11 de Setembro de 1973 no Chile e a consequente saída da família e as viagens até o retorno ao Brasil. 

Para Almino Affonso, “o exílio não se configura como fuga, tampouco é covardia mascarada de ação política; ao contrário, é uma frente de combate.”

*****
Fonte: EBC/TV Brasil

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar