Menu Principal

Uma grande frustração: de quem é a culpa?

2
Estudo analisa presença de mulheres nas eleições em 2014 

A Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) divulgou na semana passada a nota técnica “As Mulheres nas Eleições 2014”, contendo análises da participação, do perfil e do desempenho das mulheres brasileiras nas eleições de 2014.

O documento traz informações sobre as candidatas eleitas e as perspectivas da presença feminina na composição do Congresso Nacional na nova Legislatura.

De acordo com as considerações gerais, o resultado das eleições foi frustrante para a representação feminina. Apesar de as mulheres serem a maioria da população, sua presença na Câmara dos Deputados não ultrapassa 10% do total dos representantes eleitos.

O mesmo se verifica com a população negra, cuja representação será de 20,3%, com base na auto declaração feita ao Tribunal Superior Eleitoral quando do registro das candidaturas.

A população indígena continua alijada da representação no Legislativo. Já os homens brancos ocuparão 72,1% das cadeiras da Câmara dos Deputados. O Parlamento brasileiro continua bastante masculino, branco e empresarial.

Campanha – A campanha “Mais Mulheres no Poder/Eu assumo esse compromisso”, lançada em 2008, visa a incentivar a inclusão de mais mulheres no poder.

A iniciativa é uma realização do Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDM), da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

*****

Diante deste quadro, reafirmo a pergunta: de quem é a culpa?

2 comentários:

Observando isso tudo,a culpa cabe a quem: se as proprioas mulheres não votam em mulheres daí esse disparate todo,, indígena, nem se fala dizimaram essa população desde os tempos do imperador!
Esperamos que elas acordem com mais força e vontade de mudar essa trite realidade. Valeu Beth pelo compartilhamento, e, que as mulheres do Feed Turbo possa ler e fazer valer também com sua presença nas próximas eleições.
Abraço[:cool:][:midnight:]

Culpa das mulheres que ate gostam de fazer piadas quando o assunto é politica. "Assunto chato que só homem gosta de falar."
Melhor falar de esmalte e novelas.
beijão Beth

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar