Menu Principal

10 anos da morte de Dorothy Stang. 10 anos de impunidade para os assassinos

0
"Terra para quem precisa plantar. Pão para quem tem fome".

*****

Dorothy Stang: uma vida dedicada aos mais necessitados.

Uma missa no local onde Dorothy Stang está enterrada, um almoço comunitário e uma audiência foram os eventos que marcaram os dez anos do assassinato da missionária. 

Dorothy, uma freira norte-americana, naturalizada brasileira, foi assassinada por fazendeiros e grilheiros no dia 12 de fevereiro de 2005 enquanto se dirigia para mais uma das reuniões que promoveu entre pequenos agricultores com o objetivo de aprimorar a reforma agrária na cidade paraense de Anapu.

Na quinta-feira (12), os moradores do município, as autoridades do estado e as famílias assentadas na região relembraram a trajetória da missionária. De acordo com padre Amaro, membro da Comissão Pastoral da Terra em Anapu, que celebrou a missa ao lado do bispo do Xingu, dom Erwin Kräutler, e mais sete padres, o almoço teve a presença de cerca de 500 pessoas.

Ainda segundo padre Amaro, a participação, na audiência, de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, do Ministério Público Federal e de defensores públicos foi importante, a celebração muito bonita. “Foi como se todos vissem e sentissem a presença dela no meio do povo”.

E completa: “para nós, celebrar os dez anos representa a resistência e permanência do povo na terra”.

Em Belém, à noite, um ato público marcou a data na Praça Mártires de Abril. De acordo com os organizadores, além de uma homenagem com dez tochas e dez cruzes no local, também serão distribuídos sanduíches para moradores de rua, para simbolizar a opção da missionária de trabalhar entre os miseráveis.

*****

Entre 1985 e 20130, Pará registrou 645 mortes por conflitos no campo entre 1985 e 2013, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O número é quase cinco vezes maior que o registrado pelo segundo estado no ranking de assassinatos por questões fundiárias, o Maranhão, com 138 casos no mesmo período.

*****
Fonte: CPT/Agência Brasil.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar