Menu Principal

Sou Louco, Sim, Também Sou Bonito. É que Nem Tudo se Leva no Grito

0
Bloco do Pinel comemora dez anos de carnaval e saúde mental, e vai colocar seus dois blocos na rua. 

A loucura, a liberdade e o desejo de voar e ser feliz são os temas que vão animar os foliões no carnaval. Além de tomar as ruas dos bairros da Urca (Zona Sul) e do Engenho de Dentro (Zona Norte), a loucura também vai invadir a Marquês de Sapucaí, dia 21, abrindo o Desfile das Campeãs. 

Além da parte de terapêutica, o desfile dos blocos também faz parte do calendário oficial de Carnaval de Rua da Prefeitura do Rio, como uma experiência inovadora em saúde mental.

Criação coletiva de pessoas em tratamento no Instituto Municipal Phillipe Pinel e no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub) e de integrantes da Associação de Moradores da Lauro Muller, entre outras entidades, o bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! Completou dez anos de existência no carnaval deste ano e promete muitas loucuras no desfile. Seguindo a tradição, o bloco desfilou no domingo, dia 8/2. 

Além dos usuários da rede de saúde mental, saem no bloco os profissionais do setor – médicos, enfermagem, psicólogas e assistentes sociais. A média de participantes tem variado entre 900 – 1,3 mil. 

O enredo de 2.015 é Sou Louco, Sim, Também Sou Bonito. É que Nem Tudo se Leva no Grito, que disputou com mais de 40 sugestões. A frase vencedora é  de Demétrius Lucas, que está em tratamento desde 1991 e será um dos puxadores (interpretes) do bloco. A música  oficial deste ano é uma marchinha composta por Hamilton de Jesus, que também é usuário da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro.

Hamilton de Jesus disse que sua música  A, E, I, O, U fala sobre os dez anos do bloco e sobre “a beleza, a loucura e o tratar bem”, atendendo ao que foi pedido pelos psicólogos. Ele compõe também para o bloco Loucura Suburbana, do Instituto Nise da Silveira. Hamilton faz tratamento no Centro Psiquiátrico desde 1998.

A rede pública de saúde mental envolve as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e é integrada também pelo Centro Psiquiátrico do Estado do Rio de Janeiro, além do Ipub e do Instituto Pine 

Os eventos contam com patrocínio da Petrobras. 

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar