Menu Principal

Mulheres Extraordinárias - IX

1
“Eu gostaria que soubessem que cumpri duas tarefas: uma do Partido, e outra do meu coração”.

Olga Benário Prestes.

(1908 - 1942)

*****
Foi uma jovem militante comunista alemã de origem judaica que com apenas quinze anos, em 1923, juntou-se à organização juvenil do Partido Comunista Alemão (KPD). Pouco tempo depois, mudou-se para Berlim com o então namorado Otto Braun, devido a conflitos ideológicos com o pai.

Ascendeu dentro do movimento comunista alemão após conflitos de rua contra milícias de extrema-direita no bairro de Kreuzberg, próximo a Neukölln. Foi presa e acusada de alta traição à pátria, assim como seu companheiro Braun, porém foi solta pouco tempo depois. Braun, não.

Junto de seus colegas de militância, planejou então o assalto à prisão de Moabit e liberta Braun. Fugiram para a União Soviética, onde Olga recebeu treinamento político-militar. Separou-se de Braun em 1931.

Foi enviada ao Brasil em 1934, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro, junto de Luís Carlos Prestes, que tornaria-se seu companheiro, com o objetivo de liderar uma revolução armada com o apoio de Moscou. Em novembro de 1935, enquanto caminhavam os preparativos insurrecionais, um levante armado estourou na cidade de Natal, o que fez com que Prestes ordenasse que a insurreição fosse estendida ao resto do país. Porém, somente algumas unidades militares de Recife e do Rio de Janeiro sublevaram-se.

Com o fracasso do levante, Olga é presa e extraditada pela a ditadura do governo Vargas para a Alemanha nazista, embora estivesse grávida da filha de Prestes, Anita Leocádia.

Internada no campo de concentração de Ravensbrück e posteriormente assassinada na câmara de gás do campo de extermínio de Berburg.

“Eu gostaria que soubessem que cumpri duas tarefas: uma do Partido, e outra do meu coração”.

*****

1 Comentário:

Olá, Beth!
Eu adoro essa sua série Mulheres Extraordinárias. A história de Olga me emociona muito. Era uma mulher muito guerreira.
Bjo

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar