Menu Principal

Chora Cidade Maravilhosa!

0
É muito Choro, Chorado, Chorando...

Mais de um século e meio após o seu surgimento, o choro, um dos gêneros de música popular mais antigo do mundo, conta, desde o dia 25, com um espaço cultural e centro de referência integralmente dedicado a ele, na cidade que o viu nascer. 

Instalada em um prédio que remota ao ano de 1902, na Rua da Carioca - centro histórico do Rio de Janeiro –, a Casa do Choro foi inaugurada no sábado (25), em clima de festa embalada com a sonoridade do gênero e a farta presença de grandes nomes da música instrumental brasileira.

Administrado pelo Instituto Casa do Choro, criado em 1999 e presidido pela compositora e cavaquinista Luciana Rabello, o espaço nasce com uma proposta ambiciosa. Além de dar continuidade ao trabalho de educação musical, formação de plateias, novos músicos e de preservação de acervos, a Casa do Choro pretende, segundo Luciana, contribuir de forma decisiva para a internacionalização do gênero.

Um dos integrantes do Conselho de Honra da Casa do Choro, o músico Dori Caymmi aposta no sucesso internacional do gênero. “Você vai a países da Europa e aos Estados Unidos e vê vários grupos de choro, e se o choro se espalhar lá fora é mais uma vitória do Brasil”.

O Conselho de Honra é presidido pelo poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, parceiro de Pixinguinha e letrista de um clássico do choro, Doce de Coco, de Jacob do Bandolim. Hermínio, que no mês passado festejou seus 80 anos, deu valiosa contribuição ao acervo da Casa do Choro, que a partir de agora ficará exposto à visitação pública e à consulta dos pesquisadores.

O teatro de 120 lugares, no térreo, terá programação contínua, mas o instituto – que recebeu recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras para a restauração do prédio, que estava em ruínas, e para a implantação do espaço – ainda busca apoiadores para a manutenção da casa.

*****
Para chegar, pegue o Metrô e desça na Estação Largo da Carioca. Não tem erro.

*****
Fonte: EBC/Agência Brasil

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar