Menu Principal

Quem foi que inventou o Brasil?

0
Em uma extensa pesquisa, Franklin Martins nos conta a história da República brasileira sob a ótica da produção musical no país.

Jornalista e comentarista político, Franklin Martins começou a estudar a intensa relação entre a política e a música no Brasil em 1997. Apaixonou-se pelo tema – e o resultado dessa paixão é a impressionante trilogia Quem foi que inventou o Brasil? Em uma extensa pesquisa que reúne mais de mil composições.

Franklin nos conta a história da República brasileira sob a ótica da produção musical no país. 

O volume I abrange a fase que se estende de 1902, ano das primeiras gravações fonográficas no Brasil, até o golpe militar de 1964. Ricamente ilustrado, o livro apresenta canções dos mais variados gêneros, analisando, numa linguagem clara e precisa, os mais importantes fatos da nossa história. Nada escapou à criatividade dos compositores da música popular brasileira, que deixaram como legado uma rica e permanente crônica musical sobre a  República Velha, a Revolução de 1930, a Era Vargas, a participação do país na Segunda Guerra, o fim do Estado Novo e a democratização, o suicídio de Getúlio,  os “anos dourados” e a queda do presidente João Goulart. 

Abrindo a trilogia, o volume I chega ao mercado este mês pela Editora Nova Fronteira. E já está saindo do forno também o volume II, que se debruça sobre os terríveis anos da ditadura militar e a luta pela reconquista da democracia. 

O volume III estará nas livrarias em agosto, abordando os desafios, os tropeços e as conquistas vividos pelo país de 1985 até a primeira eleição de Lula. São 101 anos de história contados de uma forma absolutamente original. 

O interessante é que os áudios das canções estão disponíveis no site Quem foi que inventou o Brasil

*****
Carta Maior.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar