Menu Principal

Você quer saber se o seu amigo é um psicopata?

0
Psicopatas podem ser imunes a bocejos, afirma estudo

Você quer saber se o seu amigo é um psicopata? Boceje na frente dele e veja se ele reage. Um estudo da Universidade Baylor, no Texas, revelou que psicopatas não sentem a necessidade de bocejar quando veem outra pessoa bocejando.

Os pesquisadores analisaram um grupo de 133 estudantes, que respondeu a um relatório sobre personalidade psicopática. Todos eles possuiam características relacionadas ao comportamento de psicopatas já estudados pela ciência. Eles eram narcisistas, frios, egocêntricos e inconformistas rebeldes.

Para realizar a pesquisa, eles mostraram vídeos de pessoas com diversas expressões faciais - algumas estavam bocejando - para os participantes. Foi durante estas seções que os pesquisadores descobriram que os estudantes que apresentaram sinais de psicopatia eram menos propensos a responder aos bocejos.

Apesar de interessante, o estudo não é conclusivo. “Se você não reage a um bocejo, não significa que há algo errado com você”, disse Brian Rundle, um dos autores do estudo. A pesquisa foi publicada no periódico "Personaliy and Individual Differences".

Contagioso

A maioria das pessoas não consegue segurar o bocejo quando alguém está mostrando sintomas de cansaço. Contudo, no caso dos psicopatas, este desejo não existe. Por quê? Porque eles simplesmente não reagem aos sentimentos humanos.

"Uma das maiores evidências da pesquisa é que o bocejo está muito relacionado à empatia", disse Rundle ao site The Times.

De acordo com o autor do estudo, muitos mamíferos bocejam. Para ele, tal traço pode ter se originado na época das cavernas. "Evidências revelam que os babuínos, cachorros e chimpanzés machos tendem a bocejar primeiro para liderar o grupo", disse o pesquisador.

*****
Fonte: Exame.com.br

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar